Linhas arredondadas e atraentes marcavam a linha 1987. Faróis alongados pelas luzes de direção, numa curva até as laterais, combinados a colunas negras cobertas por vidro, exceto as dianteiras, davam personalidade ao Mirage/Colt. O foco do projeto era o desempenho. O Mirage Cyborg fazia a vez de versão mais esportiva da linha, com seu motor 1,6 turbo com duplo comando e quatro válvulas por cilindro, que rendia 145 cv a 6.000 rpm.

Outra geração aparecia em 1987: o Colt/Mirage estava agora arredondado e, na versão turbo, desenvolvia 145 cv com as 16 válvulas

Em 1988 chegava o Mirage sedã quatro-portas, vendido novamente como Lancer no exterior. O Lancer japonês, por sua vez, vinha apenas na configuração cinco-portas e diferia no desenho do hatch de três por ter carroceria de dois volumes e meio, ao estilo do Ford Escort. Até opção de tração total ele tinha. Essa geração novamente daria origem aos clones americanos da Chrysler, o Dodge e o Plymouth Colt, e com a recente aquisição da AMC pelo fabricante americano, o Eagle Summit.

De olhos bem puxados   A quarta geração do Mirage chegava em 1991, com linhas ovaladas marcadas pelos faróis e lanternas. O desenho japonês no início dos anos 90 era visto como o mais inovador e lançava tendências para todo o mundo, como a dos "olhos puxados" que os faróis do Colt tão bem exemplificavam. Nessa época, fabricantes nipônicos abriram estúdios de estilo na Europa e Estados Unidos. Afinal, tantos carros-conceito surpreendentes em sua criatividade nos Salões de Tóquio finalmente rendiam frutos diretos para o consumidor. Continua

Faróis e lanternas perdiam as linhas retas na geração de 1991, tanto no sedã Lancer (ao lado) quanto no Mirage/Colt; a nova perua vinha um ano depois
Em escala
Assim como entre os livros, no mundo da miniaturas de carro em escala a regra de valorizar o Lancer Evolution também prevalece. Para o modelo que brilhou nos ralis mundo afora sobram alternativas.



Tanto o Evo VII quanto o VIII da AutoArt, em escala 1:18, fazem a alegria dos fãs do modelo com roupagens diferentes. O primeiro pode vir nos trajes tradicional de 2003 (foto do alto) e WRC de 2002 (no centro). O outro, só na versão de rua de 2005 (embaixo).

Há ainda o do filme + Velozes + Furiosos, feito pela Ertl, com direito a um enorme aerofólio.

Para quem prefere miniaturas menores, a Carisma Models (acima) e a AutoArt vendem o Evo VI em escala 1:64.

Há também os Evos VI, VII e VIII da AutoArt e o VIII da Ixo (acima) em escala 1:43.

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