A emancipação   O sedã ganhava uma nova frente de faróis quase triangulares, estilo não adotado na versão Evolution, que se manteve quase igual. O Colt passava uma profunda reformulação, com traços da influência da Mercedes-Benz nas várias divisões do grupo DaimlerChrysler, do qual a Mitsubishi hoje é parte. O nome Colt designava agora um monovolume compacto e moderno, ao estilo do Classe A da marca alemã. Ele é, de certa forma, uma evolução dos conceitos já empregados no Mirage Dingo.

Em 2003, a separação definitiva entre Lancer e Colt: este passava a ser um monovolume, com a mesma plataforma do Smart Forfour, também do grupo DaimlerChrysler

Foi uma decisão ousada da Mitsubishi, especialmente por se tratar do carro mais tradicional de sua gama de produtos, que sempre foi vendido com dois ou três volumes. A plataforma do atual Colt é dividida com o Smart Forfour, do mesmo grupo. Há versões de três portas, com lanternas horizontais; cinco portas, com lanternas nas colunas; e uma versão estendida, mais voltada para famílias, chamada Colt Plus, com desenho da traseira bem diferente dos demais.

Enquanto o Lancer vem com motores de 1,3, 1,6 e 2,0 litros, com potência variando de 82 a 135 cv, o Colt oferece motores a gasolina de 1,1 e 1,3 litro, capazes de 74 e 94 cv, na ordem, fora a opção diesel 1,5, que também rende 94 cv. Há câmbios manual e automático e a eletrônica inclui itens como freios com sistema antitravamento (ABS). Enriquecendo essa radical revisão da linha Colt, foi apresentado no último Salão de Genebra o Coupé-Cabriolet. Com carroceria produzida pela Pininfarina, busca competir com similares europeus como o Peugeot 206 CC, o Opel Tigra e o Ford StreetKa. Ela torna realidade o sonho que o Colt conversível do Salão de Tóquio de 1962 já havia proposto, mas nunca se concretizara.

O Lancer permanece com o formato tradicional de três volumes, embora com faróis quase triangulares, que a versão Evolution não adotou

O Coupé-Cabriolet foi também uma bela forma de honrar as origens desse longevo modelo nipônico, que, graças às bem-sucedidas incursões pelas pistas e um derivado de grande êxito — o Lancer —, rendeu glórias e dividendos para a Mitsubishi. Seu carisma de nada serviria se sua competência não tivesse sido provada, tanto nas pistas quanto fora delas. Pensando bem, em especial com algum Lancer de rali em mente, esses mais de 40 anos do Mitsubishi Colt passaram voando. Continua

Ficha técnica
_ Colt 800 hatch
(1965)
Lancer 1,6 GRS
(1973)
Colt 1,6 Turbo
(1984)
Lancer Evolution
I (1992)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
3 em linha
transversal,
4 em linha
Comando e
válvulas por cilindro
no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 2 no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 70,1 x 72,9 mm 76,9 x 86 mm 85 x 88 mm
Cilindrada 843 cm3 1.598 cm3 1.997 cm3
Taxa de compressão 7,6:1 8,5:1 7,8:1 8,5:1
Potência máxima 45 cv a
4.500 rpm
100 cv a
6.300 rpm
120 cv a
5.500 rpm
247 cv a
6.000 rpm
Torque máximo 8,4 m.kgf a
3.000 rpm
13,5 m.kgf a 4.000 rpm 18,6 m.kgf a
3.000 rpm
31,5 m.kgf a 3.000 rpm
Alimentação carburador injeção eletrônica
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira 4, dianteira 5, dianteira 5, integral
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco a disco ventilado
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido independente ind., multibraço
RODAS
Pneus ND 6,15-13 ND 195/55 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 3,65 m 3,96 m 3,80 m 4,31 m
Entreeixos 2,20 m 2,34 m 2,38 m 2,50 m
Peso 690 kg 880 kg 880 kg 1.240 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 115 km/h 175 km/h 185 km/h ND
Aceler. de 0 a 100 km/h ND 9,0 s ND
ND = não disponível

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