Um italiano magnífico

Ousado no estilo, exuberante na mecânica, o Lamborghini
Countach foi um dos maiores supercarros dos anos 1970 e 1980

Texto: Marcelo Ramos - Fotos: divulgação

Quando a Lamborghini apresentou seu conceito Countach LP5000, talvez não soubesse que estava nascendo ali um dos carros mais famosos de todos os tempos, que se tornou referência no mundo dos superesportivos.

Com o sucesso do Miura, lançado em 1966, a Automobili Lamborghini SpA havia conquistado respeito como fabricante de carros de alto desempenho. No entanto, para manter o prestígio de um produto dessa estirpe, o Miura já começava a pedir uma sucessão. Os outros modelos da marca, como o Espada e o Jarama, mesmo sendo equipados com os tradicionais e poderosos motores V12 de 4,0 litros da casa, tinham perfil mais sóbrio e desenho menos atraente.

Ferruccio Lamborghini, o fabricante de tratores que foi bem-sucedido em fazer supercarros, e o Miura, apresentado em 1966 com grande sensação

Ferruccio Lamborghini, o fundador da empresa antes dedicada à produção de tratores (leia história), sabia que precisava de outro carro para manter a imagem conquistada pelo Miura. A Ferrari já produzia desde 1968 o fenômeno 365 GTB/4 "Daytona", que havia se tornado um dos mais cobiçados esportivos da época. A britânica Aston Martin, em 1969, apresentara o protótipo DBS, com grande motor V8, que culminaria no musculoso modelo V8 de 1972. Isso sem falar de marcas como Jaguar, Maserati e Porsche, além do americano Chevrolet Corvette.

A Lamborghini queria mais que um carro potente, pois nesse quesito o Miura já era superior a seus pares. Precisava de uma máquina com estilo próprio, que não se resumisse às carrocerias tradicionais. Para resolver a questão do desenho, o empresário de Sant'Agata Bolognese chamou Marcello Gandini, do estúdio Bertone, para projetar o novo carro. Gandini, que havia conquistado notoriedade ao desenhar o Miura, tinha a responsabilidade de criar um carro que não fosse apenas capaz de impressionar, mas de se tornar uma referência de estilo.

O LP 5000: um Countach ainda em fase conceitual, mas com as principais soluções de estilo e mecânica que apareceriam em 1973 no modelo definitivo

Abusando de ângulos e linhas pontiagudas, inspirado no carro-conceito Bertone Stratus, Gandini apresentou um projeto bastante arrojado e futurista. De acordo com o folclore que envolve a marca, teria extraído de Nuccio Bertone a palavra countach, que no dialeto piemontês tem significado semelhante a esplêndido ou magnífico. Desde então o novo superesportivo da marca já tinha nome. Mesmo fugindo à regra de batizar os carros com nomes de raças de touros, havia sido aprovado por Ferruccio. Continua

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Data de publicação: 21/8/04

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