Por dentro as alterações foram extensas, a começar pela substituição do painel digital por instrumentos analógicos, fornecidos pela Stewart Warner Performance, pois além de mais baratos, ofereciam maior precisão do que os recém-criados sistemas binários. Em seguida foi trocado o volante, passando a ser de três raios e mais firme que o primeiro, assim como os bancos. O inusitado retrovisor periscópico também não foi poupado pela malha fina e foi substituído por um convencional.

Em 1973 aparecia a versão definitiva do Countach LP 400, ainda muito semelhante ao primeiro conceito no estilo único

Diferente do LP 5000, Gianpaolo Dallara havia desenvolvido para esse protótipo uma estrutura tubular em aço, com tubos de 40 mm de diâmetro. Essa especificação seria utilizada nas demais versões do Countach. Já os painéis da carroceria eram feitos em alumínio e fornecidos pela Marchesi; assim o esportivo conseguiu maior resistência à torção. Para suprir suas necessidades de combustível foram usados dois tanques, com capacidade total de 120 litros. Continua

Em escala
Quem viveu sua infância nos anos 1980 tem grande chance de ter tido um Countach das séries Esquadrão Classe A, Carro Comando, Super Máquina e outros, que eram movidos a fricção e fabricados pela Glasslite. Mas hoje há outras opções para os garotos crescidos que desejam um Lamborghini para expor na estante.

A Minichamps produziu na escala 1:43, com notável detalhamento, o LP 400 em dourado, amarelo, preto e branco.

A AutoArt fabrica o 5000 S em 1:18, nas cores vermelha, preta e branca.

Da Kyosho vêm o LP 500 (foto inferior), em vinho, preto, branco e vermelho com preto; e o LP 400, em branco, amarelo, laranja e vermelho, ambos em 1:18, com boa qualidade nos detalhes. Há também o Countach protótipo, em verde.

Outra marca de renome, a italiana BBurago não poderia deixar de oferecer o seu: faz o LP 5000 QuattroValvole em 1:18, em preto, com direito ao enorme aerofólio traseiro.

A Ixo oferece duas versões: a LP 500 S de 1985, vermelha com interior bege, e a LP 400 S (acima), branca com interior azul, em 1:43.

A pouco conhecida Fujimi segue a escala 1:24, com o LP 400 de 1974 em amarelo.

E vale como registro a criação de um alemão, a partir da miniatura da BBurago: um Countach limusine, imenso, com quatro portas.

por Fabrício Samahá

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados