Sorte e azar
A divisão
DeSoto da Chrysler, que por pouco não existiria, teve |
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Da marca DeSoto, uma das que compunham a corporação americana Chrysler,
pode-se dizer que nasceu por um golpe de sorte. É que a empresa fundada
em 1925 por Walter P. Chrysler precisava de uma divisão para os carros
de preço médio, classe em que competiria com a Chevrolet, a Studebaker e
a Willys-Knight. Assim, em maio de 1928 surgia a marca cujo nome que
homenageava o explorador espanhol Hernando De Soto, do século 16,
descobridor do Rio Mississippi. Contudo, pouco depois o grupo adquiria a
empresa da Dodge Brothers, tornando-se dono de duas marcas do mesmo
segmento. Logo, se a compra da Dodge ocorresse um pouco antes, a DeSoto
provavelmente não teria existido. |
A versão Roadster do DeSoto Six, de 1929: um conversível com motor de seis cilindros e 3,1 litros e já dotado de freios hidráulicos |
Lançado em agosto de 1928, o primeiro modelo, o Six, era oferecido em
sete versões de carroceria com nomes interessantes, como Roadster
Espanol para o conversível de duas portas, Sedan de Lujo para o sedã
de quatro portas e Cupe Business para o cupê. Havia também o Faeton,
conversível de quatro portas. Todos usavam um motor de seis cilindros
e 189 pol³ (3,1 litros) com potência bruta
(padrão neste artigo) de 55 cv e recursos técnicos como freios de
comando hidráulico, raros na concorrência. |
Neste modelo de 1933 as linhas já eram um pouco mais arredondadas, como que sugerindo a revolução que a DeSoto -- e outras marcas do grupo Chrysler -- preparavam para o ano seguinte |
Com a decisão da Chrysler de reposicionar a marca acima da Dodge, a DeSoto adquiria o direito de usar, no ano seguinte, a inovadora carroceria da série Airflow e sua estrutura monobloco. O primeiro carro com desenho aerodinâmico no país foi anunciado com pompa. "Adeus, carruagem sem cavalos!", dizia a publicidade, em alusão ao modesto desenvolvimento das carrocerias desde o surgimento do automóvel até então. De fato, o Airflow surpreendia. No lugar de linhas retas, faróis salientes e estepes laterais, o desenho de Carl Breer exibia um perfil suave, com elementos integrados ao corpo principal e grande fluidez. Continua |
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