O Firedome 1952 trazia o motor V8 à DeSoto, com desempenho notável: obtinha os mesmos 160 cv do Oldsmobile Super 88 com menor cilindrada e chegava a 160 km/h |
A estréia
do V8
Apesar do bom momento, a DeSoto não
poderia permanecer no êxito sem seguir uma tendência da época: a dos
motores de oito cilindros em "V". A Cadillac, a Chrysler e a
Oldsmobile travavam uma "corrida de cavalos" que o consumidor
acompanhava com interesse, deixando para trás os tradicionais
seis-em-linha. A resposta da divisão vinha em 1952 com o
motor Firedome, aplicado a um novo modelo de mesmo nome. O primeiro
DeSoto com oito cilindros desde 1931 representava sua linha de luxo,
disponível como sedã de quatro portas, perua de cinco (ambos de seis
lugares), cupê e conversível. |
Nova grade e pára-brisa inteiriço chegavam no modelo 1953; a publicidade destacava que a direção assistida tornava as manobras "fáceis como discar um telefone" |
O modelo de seis cilindros era agora chamado Powermaster. Com 251 pol³
(4,1 litros), oferecia até oito lugares por meio de pequenos bancos
adicionais. Também existia uma versão com distância entre eixos alongada
(3,54 metros em vez de 3,18 m), muito usada como táxi, e a direção
assistida tornava as manobras "tão fáceis quanto discar um telefone",
segundo a propaganda. |
"Desenhada para amanhã", a linha DeSoto 1955 estava mais elegante com um perfil alongado e pára-lamas traseiros mais integrados; o motor Hemi V8 de 5,4 litros chegava a 255 cv |
O cupê Adventurer A essa época os americanos estavam entusiasmados pelos cupês hardtop, estilo que tinha no Chevrolet Bel Air seu símbolo e do qual a Chrysler participava com o Plymouth Belvedere. Era a vez de a DeSoto ir mais longe nesse formato com o Adventurer, cujo nome havia aparecido pouco antes em um carro-conceito. Essa versão da linha Fireflite era oferecida apenas com tal carroceria e a combinação de cores branca, preta e dourada (na grade e nas calotas). Bastante amplo, com 5,52 metros de comprimento, vinha bem-equipado: câmbio automático PowerFlite operado por botões, direção e freios assistidos, rádio com duas antenas, controle elétrico dos vidros e bancos, painel revestido. Continua |
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