O movimento descendente da curta história da marca teve início com a morte de Fred Duesenberg, em 1932, a bordo de um dos primeiros SJ. Já em 1935 foram entregues as 25 últimas unidades do motor Lycoming. Não havia plano de vendas e mais nenhum motor seria produzido por essa fábrica do grupo Cord. Após apresentar os carros da Duesenberg nos Salões de Nova York e Chicago em 1937, a administração da empresa faliu e a fábrica foi comprada pelo fabricante de caminhões Marmon-Herrington. Pouco mais de 1.000 J e SJ haviam sido fabricados.

Depois da morte de Fred Duesenberg a companhia entrou em declínio, que levaria a sua falência em 1937

Só mais um chassi seria produzido por August e sua equipe para um cliente alemão. Em 1938 uma companhia de peças de reposição e serviços foi aberta em Auburn, Indiana, para atender os sofisticados modelos — assim como os da Auburn e da Cord — em sua manutenção. O fim da Duesenberg, porém, não significou o fim do mito criado por ela. Em 1947 veio uma tentativa de criar um novo modelo da marca, com a ajuda de August (leia boxe). E essa foi só a primeira delas, já que a aura mítica que envolve o nome da marca, embora esquecida pelo grande público, mantém a pompa e o respeito entre os antigomobilistas.

Infelizmente, os desinibidos atributos da engenharia de Fred Duesenberg e as exclusivas carrocerias de luxo dos anos 30 nunca mais encontraram um investidor para esses projetos de resgate do nome. Com luxo comparável ao de um Rolls-Royce e desempenho até superior ao de um Bugatti, os Duesenbergs J, SJ e SSJ permanecem imortais como o que de mais sofisticado e exclusivo a América já produziu. Assim como os filmes de Hollywood, durante a profunda crise americana nos anos 30, os "Duesies" simbolizavam a magia de um sonho sem limite de riqueza, beleza e ostentação.

Os remanescentes entre os S e SJ produzidos — que foram pouco mais de 1.000 — são hoje admirados em encontros de clássicos como uma página importante da história do automóvel
Ficha técnica
_ J 1930 SJ 1932
MOTOR
Posição e cilindros

longitudinal, 8 em linha

Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso / cilindrada

95,3 x 120,5 mm / 6.876 cm3

Taxa de compressão 5,2:1
Potência máxima bruta 265 cv a 4.200 rpm 320 cv a 4.750 rpm
Torque máximo ND
Alimentação carburador carburador e compressor
CÂMBIO
Marchas e tração 3, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 7,00-19
DIMENSÕES
Comprimento / entreeixos ND / 3,61 m
Peso 2.300 kg ND
DESEMPENHO
Velocidade máxima 185 km/h 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,5 s ND
ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade