Estilo europeu Certa inspiração no Granada da Ford européia (e semelhança com o Del Rey brasileiro, que viria dois anos mais tarde) podia ser notada na geração XD, lançada em 1979 — a primeira inteiramente nova desenvolvida toda na Austrália. Líder do segmento, a Holden substituíra no ano anterior o grande Kingswood/Premier pelo mais compacto Commodore, o que abria caminho para o Falcon conquistar novos compradores com suas dimensões generosas. Pára-choques e tanque de combustível em material plástico contribuíam para a redução de peso, uma das marcas do carro. |
O Falcon mudava por inteiro na geração XD, de 1979: linhas retas inspiradas nas do Granada europeu, pára-choques plásticos, grande redução de peso |
![]() |
No
entanto, a segunda crise do petróleo deflagrada naquele ano
pressionava os fabricantes a reduzir o consumo de combustível, o que
levou à eliminação dos motores V8 na série XE, em 1982, identificada
pelo prolongamento do capô sobre a grade, uma tendência da época.
Estreavam os seis-cilindros com injeção eletrônica, bem mais
econômicos e com potência até superior, embora de menor torque. Na
suspensão traseira, outra mudança: molas helicoidais em vez de feixes
de molas semi-elíticas, para um rodar mais macio e silencioso. Dois
anos depois, o Falcon XF evoluía com a central eletrônica integrada de
injeção e ignição e vinha com pequenas alterações estéticas. |
![]() |
Em 1982 a Ford suprimia os motores V8 em nome da economia de combustível, o que não a impediu de assumir a liderança da categoria; ao lado o modelo XF de 1984 |
Foi uma estratégia bem-sucedida: passado o período mais crítico da crise
do petróleo, em 1982, as vendas começaram a subir, enquanto as do
Commodore não reagiam. A Ford acabaria por liderar o segmento, até 1997,
e também o mercado de táxis, para o qual o amplo espaço para três
pessoas no banco traseiro (ou mesmo no dianteiro, se inteiriço) era
muito importante. E, até que a Holden tivesse um novo Statesman em 1989,
o Falcon seria o preferido das frotas governamentais. |
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |