Em 1957 o sedã recebia lanternas traseiras e luzes de direção maiores e a opção de pintura em dois tons; um ano depois, os faróis é que ficavam mais amplos. Mas a maior alteração foi a chegada do 600 D, no Salão de Paris de 1960, depois de quase um milhão de unidades produzidas. Os vidros das portas ganhavam quebra-ventos, a tampa do motor tinha novas saídas de ar e as luzes de direção, antes no topo dos pára-lamas dianteiros, vinham abaixo dos faróis e também nas laterais. |
![]() |
O amplo teto solar de lona era bem-vindo para curtir o sol quando ele aparecia; um motor de 767 cm3 deixava-o mais ágil com a chegada da versão 600 D, em 1960 |
Com cilindrada ampliada para 767 cm³, mediante diâmetro e curso
maiores, o motor passava a 29 cv e 5,5 m.kgf. A velocidade máxima
chegava a bons 110 km/h e continuava muito econômico. As mesmas
novidades técnicas eram aplicadas à Multipla, que andava um pouco
menos, porém — 105 km/h. A evolução em desempenho chegava em um
momento próspero para os italianos, quando 50% já tinham televisor,
58% uma geladeira e 25% máquina de lavar. As vendas de automóveis em
janeiro de 1960 haviam sido 54% maiores que no mesmo mês do ano
anterior. |
As portas com abertura para frente, comuns hoje, tornavam-se obrigatórias na Itália e estreavam no 600 em 1964; a Multipla não podia tê-las e teve de ser descontinuada |
![]() |
No entanto, aos 10 anos o carrinho estava envelhecendo — e surgia aquele que seria seu sucessor, o 850, com uma família bem maior e, claro, uma minivan. Em 18 de maio de 1969 o 600 despedia-se do mercado, com um respeitável total de 2,6 milhões de unidades, mas permanecia vivo em outros países (leia boxe). O pequeno sedã e a inovadora Multipla marcaram de tal forma os italianos que a Fiat não hesitou em reaproveitar ambas as denominações na década de 1990. Só que o novo 600 — o logotipo é Seicento, como se pronuncia por lá —, com suas linhas retas, e a Multipla moderna, com um estilo dos mais estranhos, estão longe do carisma de seus antepassados. Continua |
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |