O brilho das flechas prateadas
Na
disputa com Alfa Romeo e Mercedes-Benz nos anos |
|
|
|
Falar sobre a década de 1930 na Alemanha nos remete, quase que
imediatamente, à ascensão do Nazismo de Hitler e aos ensaios da Segunda
Guerra Mundial. Mas nesse período ocorreu também uma grande
efervescência na indústria automobilística alemã, em destaque para os
carros de corrida, como os modelos A, C e D da Auto Union, que dominaram
as pistas da Europa. |
Com seu formato peculiar (frente curta, traseira longa) e motores muito potentes, os Auto Union Type A, C e D colecionaram vitórias nas provas de Grande Prêmio antes da Segunda Guerra Mundial |
![]() |
O início
Entre a
década de 1920 e o início dos anos 30, os carros italianos detinham a
supremacia nas provas de Grande Prêmio, categoria equivalente à atual
Fórmula 1, com destaque para a Alfa Romeo e a Bugatti. O domínio
italiano era tamanho que, entre 1924 e 1927, os lendários
Bugattis 35 somaram mais de
1.800 vitórias, o que deixava os demais fabricantes a ver navios. Essa
vantagem foi mantida até o início de 1931, quando a Mercedes
apresentou o SSKL, que trazia um enorme motor de seis cilindros em
linha auxiliado por um compressor e desenvolvia 200 cv de potência. |
![]() |
Em 2001 a Audi, única sobrevivente das quatro marcas que formavam a Auto Union, colocou os clássicos Flechas de Prata para correr em Donington Park, na Inglaterra, onde brilharam no passado |
Com a formação da Auto Union, o departamento de corridas da Wanderer foi também incorporado ao grupo. Ferdinand Porsche, que conhecia muito bem os regulamentos de competição e como deveria ser um carro de fórmula, foi um dos principais autores da criação e do sucesso dos Silver Arrows, os "Flechas de Prata". Assim que passou a trabalhar para a nova empresa, o engenheiro apresentou um projeto, baseado no Tropfenwagen de 1923, que se enquadrava ao regulamento publicado em 1932 para a temporada de 1934. O carro possuía um propulsor de 16 cilindros em "V" e 4,4 litros de cilindrada, sobrealimentado por compressores. Fez com que a direção da empresa ficasse boquiaberta. Extremamente sofisticado, era capaz de desbancar qualquer adversário, inclusive o poderoso Alfa Romeo P3 (primeiro carro de corridas em configuração monoposto) e o SSKL. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 3/9/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |