Imponência americana |
Dos anos
20 aos 90, a série Fleetwood mostrou ao |
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Para surpresa de muitos, a Cadillac não surgiu como divisão da General
Motors: foi Henry Ford, que no ano seguinte fundaria a arqui-rival da GM,
quem participou de sua criação em 1902. Associado aos investidores
William Murphy e Lemuel Bowen e ao engenheiro Henry M. Leland, Ford
fundou em 22 de agosto daquele ano a Cadillac Automobile Company,
inspirada no nome do fundador da cidade de Detroit, em Michigan, em 1701
— o explorador francês Antoine Laumet de La Mothe, sieur de
Cadillac. |
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O Brougham, sem capota para o motorista, era uma das versões do Fleetwood em 1931 |
Dois anos depois, a própria Cadillac oferecia versões com o nome
Fleetwood como parte da série 75. Como se espera de uma época de
carros muito individualizados, a variedade de carrocerias era ampla:
havia os sedãs Imperial de cinco e sete lugares, o Brougham (com teto
apenas para os passageiros, ficando o motorista descoberto) e o
Transformable Town Cabriolet, com o mesmo esquema de teto, só que
conversível. As linhas de todos eles eram características de seu
tempo, com formas retilíneas, pára-lamas separados da carroceria e
estribos. |
O Sedan Imperial era uma das 11 versões da linha Fleetwood em 1936, época em que as formas da carroceria estavam mais arredondadas |
Do cupê de dois lugares à limusine de sete, passando pelo Touring Sedan ao lado, a gama de 1941 continuava ampla; os faróis já vinham nos pára-lamas |
O estilo estava mais elegante com as formas arredondadas, sempre
destacando o longo capô. No modelo 1941 os faróis já vinham nos
pára-lamas, em vez de "pendurados", e a grade assumia um formato
horizontal. Os pára-lamas traseiros encobriam a maior parte das rodas.
Embora fizesse parte da série 75 de modelos maiores, até um cupê de dois
lugares estava disponível. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 28/10/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |