Motores menores Por ocasião da nova geração de 1977, a Cadillac unificava muitos componentes do DeVille e do Fleetwood, que pelos sete anos seguintes seriam carros bem semelhantes. O Brougham vinha como cupê ou sedã de quatro portas, com entreeixos de 3,08 metros, usando a versão curta da chamada plataforma D da GM. O outro Fleeetwood era uma limusine com a plataforma D em versão longa, comprimento de 6,20 m e entreeixos de 3,67 m. A tração traseira era usada nas duas linhas. O estilo sem inspiração era típico desse período que os americanos querem esquecer. |
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O Fleetwood Brougham do fim dos anos 70: linhas sem inspiração e até motor a diesel |
Também comum a ambas, o novo motor L33 era um V8 de 425 pol³ (7,0
litros) e 180 cv, obtido a partir do tradicional 472, com menor
diâmetro dos cilindros e peso 45 kg menor. A redução de cilindrada era
uma necessidade diante das crescentes exigências de menor consumo
(havia entrado em vigor em 1975 o CAFE,
limite estabelecido pelo governo federal) e menores emissões
poluentes. Uma versão com injeção
monoponto e 195 cv era oferecida pouco depois como opcional. |
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O novo desenho para 1980 trazia o cupê Brougham, com meio-teto de vinil; no modelo básico, um motor V6 de 4,1 litros atendia à necessidade de reduzir o consumo |
Embora mantivessem as plataformas, os modelos 1980 do Fleetwood ganhavam
nova carroceria. Agora havia o sedã básico, o sedã e o cupê Brougham
(este com meio-teto de vinil e vidro traseiro quase vertical), ambos com
entreeixos de 3,08 m, além da limusine, com 3,41 m. O modelo básico
contava com três opções de motores, sendo a primeira um V6 de 4,1 litros
e 125 cv de origem Buick (da mesma família do 3,8 que equipou aqui o Omega australiano),
o primeiro seis-cilindros na história da Cadillac. Os outros eram um V8 de 368 pol³ (6,0 litros) e 140 cv e o
conhecido V8 5,7 a diesel de 105 cv. |
Depois da infeliz experiência com o desligamento de cilindros, entre 1981 e 1982, a Cadillac voltava a oferecer o V8 de 6,0 litros com funcionamento normal |
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