A realização de um sonho
Ferruccio Lamborghini
precisava de uma resposta a Enzo |
|
|
|
Não
se sabe ao certo o que levou Ferruccio Lamborghini a produzir carros
esporte. Nascido em 1916 em Renazzo, esse italiano ganhou experiência
com motores durante a Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, a
Itália tinha grande demanda por tratores e implementos agrícolas e, como
seu pai era fazendeiro, foi nesses veículos que ele aplicou seus
conhecimentos, iniciando em 1948 a Lamborghini Trattori. O logotipo de
um touro, que nunca seria abandonado, referia-se a seu signo do zodíaco. |
O homem e suas realizações: Ferruccio começou com tratores, mas chegou aos exóticos supercarros Countach (esquerda) e Miura (foto de Mark Smeyers) |
No
final dos anos 50, suas atividades haviam-se expandido para
condicionadores de ar e aquecedores a óleo. Até protótipos de
helicópteros ele já tinha construído, em busca de um financiamento do
governo para sua produção comercial. E, como muitos italianos
bem-sucedidos, possuía um Ferrari. Só que aí começaram seus problemas. |
O primeiro carro da Lamborghini: o 350 GTV, com carroceria de alumínio e técnica sofisticada, mas apresentado no salão ainda sem o motor V12 |
O conceito GTV Os planos de Ferruccio eram ambiciosos: ele queria um grã-turismo de luxo, capaz de atingir 240 km/h na Autostrada del Sol, com tecnologias de competição, mas sem o intuito de participar de corridas. E não teve vergonha de copiar o que havia de melhor na indústria italiana: seu motor parecia muito o V12 da Ferrari, mas com cabeçotes de duplo comando inspirados nos da Alfa Romeo. Mais tarde ele diria a um repórter, com bom humor, ter sido "o primeiro japonês na história da Itália", por esse hábito de copiar e não inventar. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 25/6/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |