O
motor de seis cilindros em linha e 2.996 cm³, já com o comando de
válvulas no cabeçote, era derivado daquele usado no luxuoso
300 "Adenauer". Podia ter potência de 240
ou 265 cv, dependendo da taxa de compressão (8,5:1 ou 9:1), e torque a
partir de 40 m.kgf. Inclinado para a esquerda, para permitir um capô
mais baixo, foi o primeiro motor em carro de série com injeção direta de
combustível, ainda mecânica, da marca Bosch, que permitiu ganhar até 40
cv em relação à versão de corrida com carburadores. A velocidade
máxima girava em torno de 235 km/h, conforme a transmissão utilizada e a
taxa de compressão, e fazia de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Ótimos
números para a época.
Considerado o primeiro supercarro construído em série, o 300 SL não era
um automóvel perfeito: sua suspensão traseira independente com
semi-eixos oscilantes (saiba mais sobre
este e outros sistemas) deixava a estabilidade delicada, pois a
cambagem variava durante sua atuação. Dizia-se que em velocidade não era
um modelo para iniciantes: requeria conhecimentos de pilotagem. Para
andar forte o piloto tinha de conhecer a curva e o carro muito bem, por
causa do comportamento arisco. Além disso, seus freios a tambor, da
marca Afin, não eram suficientes para seu desempenho e, para o
sofrimento dos ocupantes, a cabine era muito quente e barulhenta.
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