Mais curto, e também muito atraente, o roadster usava uma suspensão traseira aperfeiçoada. A versão 190 SL não tinha os mesmos atributos mecânicos do 300 SL cupê, mas era um belo carro. Os faróis ovalados na vertical formavam um belo conjunto com a grade. Por dentro, sua instrumentação não era tão completa como a do irmão mais potente, mas atendia perfeitamente. Seu motor era um quatro-cilindros de 1.897 cm³, com potência de 105 cv a 5.700 rpm, comando no cabeçote e dois carburadores da marca Solex. Nos EUA ele conheceu enorme sucesso.

Apesar dos faróis diferentes e da falta das "asas", o conversível é marcante e muito bonito -- e foi fabricado por cinco anos depois do fim do cupê

Em 1961 os freios a tambor de alumínio, revestidos com fina camada metálica, davam lugar a discos nas quatro rodas. Um ano depois o SL ganhava motor com bloco de alumínio. O conversível foi fabricado com poucas modificações até 1963 e teve 25.881 unidades produzidas. Um de seus concorrentes era o Triumph TR3 A. Continua

Em escala

A famosa e tradicional Corgi Toys britânica fez um modelo na escala 1:43 do primeiro conversível. Vinha na cor branca ou em cinza, com interior vermelho, bem-acabada e bonita. Anos depois fez a versão 280 SL Pagode, na cor vinho metálico, na série Corgi Junior.

A chinesa New Ray Toys fez também belas miniaturas na escala 1:43: a versão 280 SL Pagode de 1968, vermelha; o 300 SL Panamericana, na cor prata e decorada com decalques; e o SL roadster de 1957, preto com interior marrom.

A Bburago italiana também fez bonitos modelos nas escalas 1:18 e 1:24. Na escala maior, o 300 SL conversível na cor vermelha, tinha interior branco, bagageiro e sobre este uma mala marrom. Era o modelo de 1957. Outra opção era o branco com interior vermelho, sem o bagageiro (acima).

Em sua série Mille Miglia havia o 300 SL de 1954 na cor preta. Impecável, abria as portas "de gaivota", o porta-malas e o capô, mostrando o belo seis-cilindros. Em 1:24 constavam apenas as versões Gull Wing.

A competente alemã Minichamps produziu, na escala 1:43, um belo exemplar do 350 SL da terceira geração. Na cor branca com interior vermelho ou na vermelha com interior cinza, era como sempre muito detalhada.

A Matchbox não ficou de fora: fez o 230 SL, primeiro na cor branca com interior vermelho. A versão fabricada a partir de 1971 entrou para o catálogo da empresa em 1977. Era amarela com capota preta.

A nacional Miniaturas Rei fabricou em Manaus, no Amazonas, sob licença da Siku, o 350 SLC na cor branca, na escala 1:65. Nas bancas do Brasil foi vendido em 1:43, a coleção da Dell Prado, um modelo da terceira geração na cor prata com interior preto.

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