O teto Pagode Em 1963 nascia a segunda geração do SL, com desenho da carroceria assinado pelo francês Paul Bracq. O belo cupê media 4,28 metros e pesava 1.295 kg. De linhas bem equilibradas, era um esportivo menos imponente, mas perfeito para um cavalheiro sofisticado. Embora o nome de código da fábrica fosse SL W113, ficou conhecido como Pagode, devido ao formato côncavo da capota, que lembrava o teto de um templo asiático. Tinha à disposição carroceria conversível ou cupê fechado. Outro charme era a abertura do capô para a frente, como os anteriores da linha SL. Os faróis também tinham inspiração no desenho da antiga série e, ao centro da grade, havia o escudo da estrela, para identificação a boa distância. |
O teto côncavo, com a parte central mais baixa, lembrava os templos asiáticos: por isso a segunda geração do SL ficou conhecida como Pagode |
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Por
dentro também era agradável. O painel misturava borracha, madeira de boa
qualidade e metal da mesma cor da carroceria. Além do conta-giros e
velocímetro de bom tamanho, em formato circular, tinha entre eles o
marcador de nível de combustível e o de temperatura da água em um módulo
retangular em posição vertical. O retrovisor interno passava para o alto
da moldura interna do pára-brisa. O volante de bom tamanho, como
apreciado pelos alemães, era bonito, com dois raios e área central
circular com o escudo tradicional da marca. |
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O interior estava mais confortável, com espaço adicional na versão California, e os motores de seis cilindros vinham em 2,3, 2,5 e 2,8 litros |
A
alimentação recorria à injeção indireta Bosch e a caixa de câmbio tinha
quatro marchas, mas, sobretudo para o mercado americano, também era
oferecida a opção automática. A suspensão traseira mantinha os
semi-eixos oscilantes. O SL usava pneus 185-14 e podia ser equipado com
rodas de aço e belas calotas, que tinham frisos da mesma cor que o
carro, ou rodas de liga leve, também de bonito desenho. Seus
concorrentes, na classe de 1,6 a 3,0 litros, eram o também alemão
Porsche 911, os ingleses
MG B, Triumph TR4 e
Austin-Healey 3000 e o sueco
Volvo P1800 S. |
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