O carro do Santo Famoso
pela série da TV inglesa, o Volvo P 1800 trazia |
|
A Volvo -- nome que em latim significa "eu rodo" -- é a mais antiga empresa sueca de automóveis. Fundada em 1927, no princípio fabricava automóveis muito parecidos com os norte-americanos, mas na década de 40 passou a construir modelos
mais originais. Seus carros sempre se destacaram mundialmente pela segurança e robustez. Estudo feito na década de 80 revelou que um Volvo tinha a média de vida de 19,5 anos, a mais alta entre todos os automóveis do mundo. |
Linhas arredondadas, grade
oblonga e pequenas aletas nos pára-lamas traseiros: um conjunto
elegante e esportivo para a época, 1961 no caso deste modelo |
Era um 2+2 com linhas arredondadas, frente longa e baixa e a traseira distinta,
com sutis aletas nos pára-lamas. Detalhe interessante era o friso cromado lateral que saía do meio da linha do pára-lama dianteiro e findava, fazendo uma curva ascendente, após a porta dianteira. A grade frontal, oblonga, tinha pequenos retângulos e a seus lados dois grandes faróis redondos. |
Em 1963 a
Volvo desistia da produção pela Jensen inglesa e a concentrava na
Suécia. Surgia então o cupê 1800 S, de Sweden |
Fazia de 0 a 100 km/h em 11,5 s e chegava a 175 km/h, desempenho muito interessante para a época. Tinha boa estabilidade em curvas, apesar dos estreitos pneus 165-15. Contava com freios a disco da marca Girling na dianteira e tambores atrás, com servofreio. Vários componentes mecânicos vinham do sedã
122 S, famoso em todo o mundo. |
Maior cilindrada, injeção de
combustível e pneus mais largos o deixaram mais rápido e estável
nos últimos modelos. Mas até 1971, seu último ano, o estilo
permanecia o mesmo |
Apesar das linhas pouco comuns, fazia sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Alguns americanos
o comparavam em prazer de dirigir ao Porsche
356 e aos antigos Ford
Thunderbird -- só que era bem mais barato. Em 1965 o motor passava a 115 cv,
com novo comando de válvulas. Em 1968 crescia para 2,0 litros e ganhava injeção eletrônica Bosch D-Jetronic, o que fez a potência aumentar para 130 cv e a velocidade final para 190 km/h. Com a denominação 1800 E, chegava a 100 km/h em 10 s. As rodas passavam a ser de alumínio, com pneus 185/70-15. |
A interessante
perua esportiva 1800 ES, lançada em 1971: estilo incomum e atraente
para seu tempo. A Volvo repetiria a fórmula nos anos 80 com o 480 ES,
derivado do sedã da série 400 produzido na Holanda |
O primeiro P 1800 ficou mundialmente famoso graças ao sucesso da série de TV britânica
O Santo. O ator Roger Moore, em inicio de carreira, na pele do detetive Simon Templar, fazia suas investigações a bordo de um modelo branco. A Jaguar foi sondada na época para usar o
E-type, mas não quis patrocinar os episódios. A empresa sueca apostou e lucrou... |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |