A última letra em esportivo
Do acessível Datsun 240Z
ao sofisticado Nissan 300ZX, uma |
|
|
|
Carros esporte sempre tiveram uma vantagem sobre os demais quando se
trata de notoriedade, devido à sua capacidade de estimular os
entusiastas. Por isso são reverenciados e tidos como mitos modernos de
vigor, desempenho e estética. No entanto, muitos desses carros não
possuem os mesmos atributos dos Ferraris, Lamborghinis, Porsches,
Jaguares, mas são aclamados da mesma forma. É o caso do Nissan Z, que se
tornou uma lenda no Japão e nos Estados Unidos na década de 1970 e
voltou com grande estilo — nos sentidos figurado e literal da palavra —
em 2001. |
Um dos modelos usados no projeto do 240Z: as linhas sinuosas e o perfil fastback, tendência na época, já indicavam o caminho para a versão final |
Naquela época os carros chegavam ao mercado americano com o emblema
Datsun, e não com o da Nissan, por um motivo curioso. A direção da
fábrica temia que qualquer menção ao país de origem, devido às
posições contrárias durante a guerra e por rusgas como Pearl Harbor,
colocasse o negócio em risco. A empresa tinha interesse em introduzir
um modelo esportivo nos EUA. Afinal, esse tipo de automóvel traz
grande visibilidade, o que certamente difundiria a imagem da marca.
Deveria ter preço competitivo e bom desempenho. |
Em 1969 chegava ao mercado japonês o Fairlady Z, que perderia esse nome nos Estados Unidos; os retrovisores no capô eram usados só no Japão |
Batizou-se assim de 240Z, no qual os algarismos faziam alusão à cilindrada do motor, 2,4 litros. A letra Z deve-se a sua semelhança gráfica com o caractere japonês chamado mugen, que significa infinito. Para dar vida ao novo carro, o desenho ficou a cargo do alemão Albrecht Goert, que já havia desenhado o clássico BMW 507. Naquela época a tendência era o estilo fastback, já adotado por superesportivos como o recém-lançado Lamborghini Miura e até pelo Ford Mustang 1965, bem mais arrojado que o cupê de 1964. Os primeiros protótipos já tinham as formas principais que chegariam ao mercado, mas foi um longo percurso até o modelo final. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 28/5/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |