O Nissan também trazia nova suspensão dianteira, mantendo o conceito McPherson, além de freios a disco ventilado. As rodas de 15 pol vinham com pneus 215/60. O uso do turbo parecia ter caído nas graças dos fabricantes, tanto que a Ford adotava, no mesmo ano, um novo motor com esse sistema para o Mustang, que tinha apenas 2,3 litros mas desenvolvia 175cv. Batizado de SVO, esse Mustang competiu com o 300ZX também no preço, na faixa dos U$ 18 mil. O nipônico fechou 1984 com satisfatórias 76,5 mil unidades comercializadas.

Com opção de motor turbo, freios e suspensão aprimorados, o 300ZX era rápido e esportivo: acelerava de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos

No ano seguinte a Mazda apresentava a nova geração do RX-7, que aumentava ainda mais a disputa entre os esportivos japoneses. Seu motor Wankel rendia 189 cv de potência e o estilo era bastante atraente. Para não ficar para trás e deixar que o ZX perdesse terreno, a Nissan lançava uma pintura de duas tonalidades para a versão Turbo, tornava o targa de série (voltaria a ser opcional no ano seguinte) e aplicava revestimento de couro. Mas os tiros vinham em todas as direções e, em 1986, a Toyota apresentava a nova versão do Supra, não mais derivado do Celica. Isso contribuiu para que a Nissan realizasse uma reestilização parcial em 1987, ao lado da adoção de novos freios com sistema antitravamento (ABS), câmbio e rodas de 16 pol. Continua

Em escala

O 240Z inicial é o centro das atenções quando se trata de miniaturas. A Motormint oferece um modelo 1972 alaranjado, em escala 1:18, com notável cuidado com os detalhes. Da grafia dos instrumentos do painel aos cabos e mangueiras junto ao motor, não falta nada para lembrar como era o modelo original da linha.

A versão de 1970 é reproduzida na mesma escala pela Yat Ming, em tom verde escuro. Também impressiona pelos pormenores, embora não tanto quanto a da Motormint.

O Fairlady Z do mercado japonês, com os retrovisores no capô, aparece em cor branca no catálogo da também nipônica Kyosho, também em 1:18.

Mais recente é a versão Z432R de competição, com capô preto e aerofólio traseiro, disponível na cor laranja e na mesma escala.

Esse fabricante também oferece as versões de rali de 1971. A do Safári vem em 1:18 ou 1:43, e a de Monte Carlo (acima) apenas em 1:43, ambas em vermelho e preto. Têm faróis auxiliares e outros acessórios.

Quem prefere 1:24, mas não abre mão de alta qualidade, pode ficar com o 240Z da Franklin Mint. Na cor laranja, consegue ser tão esmerado quanto o da Motormint, apesar de menor.

A italiana BBurago chegou a fazer de 1976 a 1984, em 1:24, o modelo 280ZX Turbo preto com decoração em vermelho.

A última geração da série, o 300ZX lançado em 1989, também é encontrada no mercado. A Kyosho faz em 1:18 o belo modelo targa em cores azul, vermelha e amarela.

FS

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