Por dentro, o volante de dois raios tinha aro metálico de acionamento de buzina. O painel trazia cinco mostradores, contava também com rádio e os bancos dianteiros separados e reclináveis traziam mais conforto. Cinco ocupantes viajavam bem. A suspensão evoluía e os freios, assistidos, eram a disco na frente. Seus concorrentes eram Peugeot 404, Renault 16, Simca 1500, Ford Corsair inglês, Lancia Fulvia e o arqui-inimigo também alemão Opel Rekord, que pouco depois daria origem ao Opala brasilleiro.

Com faróis diferentes conforme a versão (no 12 M eram circulares, na foto), a geração P6 de 1967 insistia nas linhas retas

Dando continuidade à renovação, nascia a série P6 em 1967. Os modelos de base 12 M e 15 M estavam com carroceria nova, mais moderna e agradável. Tinham a mesma grade, porém o caçula 12 M usava faróis circulares o 15 M retangulares. Estavam menores: passavam a medir 4,32 metros e pesar 865 kg. A versão três-portas da perua ficava bem mais simpática. O motor era o firme e forte V4 (da mesma linha usada pelo sueco Saab 96), que no caso do 12 M tinha 1.304 cm³ e 63 cv, com câmbio de quatro marchas. O 15 M vinha com o de 1.498 cm³, cuja potência variava de 75 a 83 cv, esta na versão TS. O mais forte permitia 145 km/h e 0-100 km/h em 15 segundos. Também contavam com freios a disco dianteiros.

Os modelos 17 M e 20 M, por sua vez, tinham a carroceria remodelada e continuavam grandes: 4,58 metros e 985 kg. Traziam faróis retangulares e grade com frisos horizontais. A versão cupê tinha um leve estilo fastback e era atraente. O cupê e o sedã de quatro portas, elegantes, podiam vir com teto de vinil como opcional. Esses Taunus, de tração traseira, não traziam novidades na parte mecânica.
Continua

Em escala

A PKW, de origem alemã, fez um modelo na cor bege do primeiro Taunus, de 1948 (acima), na rara escala 1:50.

A Solido francesa homenageou, na escala 1:43, duas gerações diferentes do Taunus. Sobre base de plástico preta, o modelo lançado em 1957 vem na versão conversível (abaixo), nas cores verde e branco. Muito detalhada, também foi feita no modelo cupê. O outro foi o "Ovo de Colônia" conversível de 1964. Na cor prata, traz pneus com faixas brancas.

A Meccano, que tinha como sócia a Dinky Toys, também francesa, fez em 1:43 o cupê 17 M de 1963, na cor amarela ou na branca, e o cupê 12 M de 1961, em verde.

A pouco conhecida Walldorf Mini fez os modelos cupê 1957, 12 M e 17 M  de 1982. A empresa é especialista nas escalas 1:87 e 1:43.

Nossa Estrela também reduziu o carro alemão: o modelo da década de 1950 vinha na escala 1:87, na cor amarela com rodas brancas, em plástico. Relíquia.

A famosa e muito caprichosa Minichamps alemã ofereceu vários modelos: um cupê de 1960 (em cima), outro de 1965 com teto solar, a perua de 1964 e o cupê de 1970 (segunda foto) estão entre eles. Na escala 1:43, valem muito mais que pesam.

Na Argentina, as miniaturas da Galgo (acima) e da Eurostil também eram de plástico. Fizeram as carrocerias cupê e sedã quatro-portas, com decorações de polícia, corpo de bombeiros, Rali de Monte Carlo e outras.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade