O desenho criado pela Simca francesa foi adotado pela Fiat no 500 C, em 1949, deixando o Topolino com ar de carro maior e aspecto condizente com os novos tempos

Embora na essência fosse o mesmo carro, o novo Topolino estava bem de acordo com as tendências da época: pára-lamas mais integrados com os faróis aplicados a eles, capô amplo, grade horizontal simples. O estepe agora ficava em posição horizontal na traseira, com acesso por uma portinhola própria sobre a qual ficava a placa de licença, e o volante de dois raios estava mais bonito. Os pneus passavam de 4,00-15 para 4,25-15 e o motor voltava a ter cabeçote de alumínio, sem alteração de potência.

O Topolino perdia a aparência de ratinho e parecia mais refinado. O sistema que usava o calor do radiador para aquecer o interior — pela primeira vez na marca — também podia ser considerado um requinte em um carro popular. O furgão e a Giardiniera adotavam o mesmo desenho frontal, mas em 1951 a perua deixava de usar madeira na carroceria, sendo renomeada Belvedere. No entanto, como se faltasse algo em uma lateral toda em chapa de aço, foram adotados elementos em cor contrastante que lembravam o modelo antigo.

A perua Giardiniera recebeu a nova frente e manteve as laterais de madeira até 1951, quando passou a vir toda em chapa e com o nome Belvedere

Depois de quase duas décadas e 520 mil unidades entre as três séries (a última foi maioria absoluta, com 376 mil), o Topolino deixava o mercado em 1954. Embora seu verdadeiro sucessor tenha sido o 600 de motor traseiro, lançado no ano seguinte, a denominação 500 foi resgatada em 1957 por um novo modelo de concepção muito simples, com motor de dois cilindros refrigerado a ar, que teria uma carreira ainda mais longa e brilhante. O "camundongo" teve notáveis descendentes.

Nas pistas
Embora sua vocação não fosse a de correr, o Topolino chegou a competir. A Mille Miglia (Mil Milhas) foi disputada em estradas italianas 24 vezes entre 1927 e 1957, sendo 13 provas antes da Segunda Guerra Mundial e 11 depois dela. Marcas de grandes carros esporte, como Alfa Romeo (vitoriosa 11 vezes) e Ferrari (oito), são as que mais brilharam na prova. Mas também havia espaço para modelos de baixa cilindrada. Em 1949, 1951, 1953 e 1954 os Topolinos participaram da corrida em versões originais e preparadas.

O modelo de 1949 era um cupê Zagato 750 MM, que teve boa atuação. Dois anos depois competia um Giannini 750 Sport Berlinetta (foto), com carroceria de alumínio baseada nos primeiros 500 A de chassi curto e suspensão dianteira redesenhada. O motor de 710 cm³ rendia 42 cv e permitia 150 km/h. Um 500 C praticamente original corria em

1953 com a dupla Brighenti-Sandrolini, que venceu na classe de 600 cm3. E no ano seguinte, para surpresa geral, competia uma perua, a Giardiniera Belvedere.

Ficha técnica
_ 500 A (1936) 500 B (1948) 500 C (1949)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 52 x 67 mm
Cilindrada 569 cm3
Taxa de compressão 6,7:1 6,45:1
Potência máxima 13 cv a 4.000 rpm 16,5 cv a 4.400 rpm
Torque máximo ND
Alimentação carburador de corpo simples
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 4,00-15 4,25-15
DIMENSÕES
Comprimento 3,21 m 3,24 m
Entreeixos 2 m
Peso 535 kg 610 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 85 km/h 95 km/h
ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade