O conjunto motor-câmbio da Oldsmobile, denominado Unitized Power Package (UPP) ou pacote de força unificado, pretendia não ocupar maior espaço que o de um carro de tração traseira. O propulsor era um V8 de 425 pol³ (7,0 litros), com comando de válvulas no bloco e coletor de admissão rebaixado, de modo a conter a altura do conjunto, e ficava praticamente sobre o eixo. Com um carburador de corpo quádruplo, desenvolvia potência máxima de 385 cv e torque de 65,6 m.kgf (valores brutos). O câmbio automático de três marchas Turbo-Hydramatic era uma versão especial do conhecido TH400. Chamado TH425, tinha o conversor de torque separado das engrenagens planetárias, com a ligação entre eles feita por uma corrente de aço de alta resistência.

Apesar do grande torque transmitido pelas rodas dianteiras, o comportamento dinâmico do Toronado não era criticado e seu desempenho era muito bom

Apesar do elevado peso de 2.120 kg, o desempenho era bastante bom, com aceleração de 0 a 96 km/h em 7,5 segundos, quarto-de-milha em 16,4 s e velocidade máxima de 215 km/h. O Toronado foi também o primeiro carro da GM com subchassi, que se estendia da frente até a parte dianteira da suspensão traseira e servia para fixação dos feixes de molas semi-elíticas desse eixo. A suspensão dianteira, de braços sobrepostos, era a primeira no mundo com raio de rolagem negativo e, dentro da corporação, com barras de torção, adotadas para permitir um capô mais baixo. Assim como o trem-de-força e o assoalho, estava unida ao subchassi, o que isolava da cabine grande parte das vibrações que esses elementos sofriam. Na traseira eram usados dois amortecedores por lado, um horizontal, outro vertical, o que contribuía para o posicionamento das rodas.

Testadores da época relatavam bom comportamento dinâmico, mesmo com a concentração de peso (60%) no eixo dianteiro, que levava ao subesterço. Na opinião deles, o Toronado não ficava atrás de outros carros grandes americanos, salvo pela impossibilidade de um motorista experiente provocar sobresterço intencional pela aplicação de potência. Os largos pneus 8,85-15, desenhados para esse carro pela Firestone e chamados TFD (Toronado Front-Drive), tinham as laterais mais rígidas que o usual. Um ponto fraco eram os freios a tambor, apesar do grande diâmetro, que já na linha 1967 davam lugar a discos ventilados como opção.

Freios dianteiros a disco, teto revestido de vinil e nova grade eram as poucas novidades do modelo 1967

Apenas um conceito   Um fato curioso é que o desenho do Toronado não foi elaborado com foco na produção em série. O projetista David North havia elaborado, em 1962, o estilo de um carro-conceito a que chamou de Flame Red Car (carro vermelho-fogo), para uso de uma plataforma compacta ou média. Mas, semanas após a conclusão do trabalho, a divisão foi informada pela GM de que poderia lançar um modelo para a categoria do Buick Riviera — que lhe emprestaria a plataforma — e do Ford Thunderbird. Continua

Com Jay Leno, 1.070 cv

O comediante americano Jay Leno é famoso por sua coleção de veículos especiais, em geral muito potentes. Um Toronado não poderia faltar em sua garagem — mas não um qualquer.

O carro de Leno é uma carroceria do primeiro modelo, de 1966, sobre o chassi (alongado em 35 centímetros entre eixos) e as suspensões de um Corvette C5 — o de quinta geração, 1997-2004. Construído na oficina Big Dog do próprio dono, o carro recebeu um motor V8 de 7,0 litros como o original — só que atual, vendido pela GM como kit e baseado no do Cadillac CTS-V de competição, inclusive com cabeçotes de alumínio. Com dois turbocompressores, gera 1.070 cv e um torque de 138,2 m.kgf!

A surpresa é que essa fúria não é transmitida às rodas dianteiras, mas às traseiras, onde ficam o câmbio automático de quatro marchas e o transeixo de Corvette. Sem dúvida, um super-Toronado ficaria mais curioso se mantivesse a tração que marcou o modelo na história.

Com aparência quase original, o carro de Leno tem rodas de 17 pol, cujo desenho imita o das originais (com cubo proeminente, para gerar raio de rolagem negativo), e pintura moderna, mas na cor com que ele saiu da fábrica em 1966.

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