Apesar do elevado peso de 2.120 kg, o desempenho era bastante bom, com
aceleração de 0 a 96 km/h em 7,5 segundos, quarto-de-milha em 16,4 s e
velocidade máxima de 215 km/h. O Toronado foi também o primeiro carro
da GM com subchassi, que se estendia
da frente até a parte dianteira da suspensão traseira e servia para
fixação dos feixes de molas semi-elíticas desse eixo. A suspensão
dianteira, de braços sobrepostos, era a primeira no mundo com
raio de rolagem negativo e, dentro
da corporação, com barras de torção, adotadas para permitir um capô
mais baixo. Assim como o trem-de-força e o assoalho, estava unida ao
subchassi, o que isolava da cabine grande parte das vibrações que
esses elementos sofriam. Na traseira eram usados dois amortecedores
por lado, um horizontal, outro vertical, o que contribuía para o
posicionamento das rodas.
Testadores da época relatavam bom comportamento dinâmico, mesmo com a
concentração de peso (60%) no eixo dianteiro, que levava ao
subesterço. Na opinião deles, o
Toronado não ficava atrás de outros carros grandes americanos, salvo
pela impossibilidade de um motorista experiente provocar
sobresterço intencional pela
aplicação de potência. Os largos pneus 8,85-15, desenhados para esse
carro pela Firestone e chamados TFD (Toronado Front-Drive), tinham as
laterais mais rígidas que o usual. Um ponto fraco eram os freios a
tambor, apesar do grande diâmetro, que já na linha 1967 davam lugar a
discos ventilados como opção.
|