A
versão AP6, lançada em março de 1965, trazia o primeiro V8 em um Valiant
australiano: o de 273 pol³ (4,5 litros) e 180 cv, que nos EUA equipava
modelos como o Plymouth Barracuda. O
desempenho era bem superior ao da concorrência (o Falcon só teria seu V8
de fábrica em 1967), com velocidade máxima de 180 km/h. Chegavam também
freios auto-ajustáveis, câmbio automático com alavanca na coluna em vez
dos botões e o picape Wayfarer, derivado do sedã, que teve pequena
produção. O motor de seis cilindros ganhava em torque com novo comando
de válvulas.
As reestilizações seguintes deixavam o Valiant mais retilíneo, dentro do
padrão dos meados dos anos 60. A série VC, em março de 1966, tinha uma
grade imponente com seis barras horizontais, porta-malas quadrado e
lanternas traseiras verticais, embora mantivesse a seção central da
carroceria da AP6. Freios dianteiros a disco eram oferecidos com o motor
V8. Nessa época a unidade australiana tornou-se responsável por atender
a mercados externos que usassem volante à direita, à exceção da África
do Sul. Assim o Valiant chegou ao Reino Unido, onde era chamado de
Medium Saloon, Regal Highline Saloon e Premium V8 Saloon, conforme a
versão.
Continua
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