

O conversível e o sedã Z24
ganhavam aspecto mais atualizado para 1988, com as mudanças de estilo
extensivas a toda a linha Cavalier


O quatro-portas com pacote
esportivo RS, disponível para qualquer carroceria, e os modelos perua e
duas-portas: formas modernizadas |
O Camaro do povo A
versão Z24 chegou com força total em 1986. A sigla fazia lembrar a Z28
do Camaro, mas com a indicação
do número de cilindros. Para acompanhar o incremento
de potência, o estilo ficava mais esportivo: saias laterais, opção de pintura em
dois tons e pneus Goodyear Eagle GT na medida 215/60-14 em rodas de
cinco raios. O acabamento era oferecido nas versões sedã duas-portas e hatch e os
carros só podiam receber o câmbio manual de quatro marchas ou o
automático de três. De fato, esse Cavalier buscava a imagem de "Camaro
popular".
Novidade também era o pacote RS. Substituto do Type 10, estava
disponível em todas as carrocerias. Vinha com acabamento preto e
vermelho, rodas e suspensão esportivas, direção assistida e
novo desenho do painel. O motor básico era o de 2,0 litros e o câmbio
podia ser manual de quatro ou cinco marchas ou automático. O ano de 1987
marcou o aparecimento de novo câmbio manual Getrag de cinco marchas e
melhoria nos motores quatro-cilindros e V6. Ambos recebiam cabeçote e
pistões mais leves; a primeira opção agora desenvolvia 91 cv, enquanto o
seis-cilindros tinha entre 126 e 132 cv (esta potência no Z24). O pacote
Z24 já podia ser aplicado ao conversível.
O estilo do Cavalier ainda era basicamente o mesmo do lançamento em
1982. Por isso a GM realizou mudanças no modelo 1988. O hatch saía de linha — os americanos nunca apreciaram muito
esse formato, tão bem-sucedido na Europa. Os outros modelos recebiam
frente mais elegante, com faróis longos e baixos e luzes de direção que
avançavam pela lateral. O pára-choque agora era envolvente e contava com
uma discreta e bonita saia. Capô e pára-lamas também mudavam, assim como
a lateral, mais lisa e com uma discreta elevação na linha de cintura no
duas-portas e no conversível.
As lanternas traseiras vinham mais altas e longas, ocupando todo o
painel e deixando espaço suficiente apenas para a placa. As colunas
estavam mais finas e a área dos vidros ficou maior. O ar de modernidade
também chegava ao interior. A coluna de direção agora era deformável,
para mais segurança em colisões, e os cintos traseiros eram de três
pontos. As versões de duas portas ganharam apoio de braço no banco de trás e o Z24
recebeu amortecedores pressurizados.
Agora eram três as versões de acabamento: VL (para os sedãs e a perua),
RS (apenas sedãs) e Z24 (duas-portas e conversível). Esta última recebia painel analógico de série, mas o digital estava
disponível para ela e a RS. O Z24, com
seu motor V6, enfrentava a concorrência do Acura Integra, do
Volkswagen (Golf) GTI 16V e do
Toyota Corolla FX16, todos com motores menores de quatro cilindros e 16
válvulas. Essa unidade da GM perdia 5 cv,
mas agora também estava disponível para a perua.
Curiosamente, as vendas do Cavalier foram na
contramão da expectativa: caíram de 346 mil para 323 mil unidades,
colocando-o na quarta posição em vendas nos EUA.
Continua
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