Estudou-se para o carrinho um motor refrigerado a água, mas o engenheiro Becchia optou pelo arrefecimento a ar depois de ver a moto BMW de Bertoni; note o acionamento do motor por manivela
Os apelidos
Assim como o Fusca, o 2CV ganhou diferentes alcunhas nos muitos países onde foi vendido. Na França era apelidado de "Deuche" e "Dedeuche"; na Holanda, de "het lelijke eendje" (patinho feio) ou apenas "Eend" (pato); em países de língua alemã, de "Ente" (pato) ou "lahme Ente" (pato fraco); na Hungria, de "Kacsa" (pato); em locais que falam inglês, de "Tin Snail" (caramujo de lata) e "Upside-down pram" (berço de cabeça para baixo); em países de língua espanhola, de "Citrola" or "Citroneta", derivações de Citroën; na Dinamarca, de "Gyngehest", ou cavalo de balanço, por seus movimentos de carroceria durante o trabalho da suspensão; na Finlândia de "Rättisitikka" ou Citroën de lona, em alusão ao material do teto de algumas versões; e na Noruega, de "Jernseng" ou cama de ferro.
 
Para ler
La 2 CV - De 1939 a 1990 - por Dominique Pagneux, editora Hermé. O livro da coleção Sacré Legende, publicado em 2003, tem 128 páginas em francês que exibem várias fotos, desenhos, reproduções de catálogos e documentos de época. Completíssimo, tem capa dura e 370 fotos em cores e preto e branco. Talvez a melhor obra sobre o 2CV.

Citroën 2CV - por John Reynolds, editora Haynes. A foto de capa dá uma idéia da versatilidade deste pequeno francês, que tem a história contada no livro de 192 páginas em inglês. Publicado em 2005.

Citroën 2CV: The Complete Story - por Matt White, editora The Crowood Press. Também de 2005 e em inglês, mais um livro que se propõe a contar com detalhes a trajetória do 2CV. São 200 páginas.

La 2CV Historique, Evolution, Identification, Conduit, Utilisation, Entretien (Le Guide) -
editora ETAI. A famosa companhia francesa publicou em 2006 esta obra de 168 páginas no idioma local, anunciada como "o guia completo para restauradores, proprietários e entusiastas".

Citroën 2CV Ultimate Portfolio - por R. M. Clarke, editora Brooklands. Outra das conhecidas compilações de Clarke, que reúnem testes, comparativos, dados técnicos, informações históricas e dicas para quem quer comprar. As 216 páginas vêm em inglês. Publicado em 2000.

Este homem seria o principal responsável pelo Projeto PV — Petite Voiture, ou seja, pequeno carro. Havia um encarregado para a carroceria, Raoul Cuinet; outro para o motor, Maurice Sainturat; Maurice Julien para a suspensão e Alphonse Forceau para a transmissão. O desenho da carroceria (e Lefèvre fazia questão de frisar que não estava preocupado com a estética) ficaria a cargo do escultor e projetista italiano Flaminio Bertoni, o mesmo do Traction e de vários Citroëns posteriores, como DS e Ami (não confundir com Giovanni Bertone). Todos com passado em empresas de renome.

Trés Petite Voiture   Pouco tempo depois o projeto já se chamava TPV (Trés Petite Voiture). Este "carro muito pequeno" teria de ser barato, confortável, muito econômico, robusto, seguro, ter boa capacidade de carga, transportar quatro pessoas mais 50 kg de carga e superar 60 km/h. Algumas preocupações eram no mínimo interessantes ou faziam parte do anedotário da época: teria de transportar uma dúzia de ovos sem quebrá-los, qualquer que fosse o tipo de piso — um cuidado com os agricultores. O carro teria de ser útil tanto em cidades grandes como Paris, Lyon e Marselha quanto servir bem ao povo do campo.

Vários desenhos foram feitos. Mostravam um capô nervurado com pára-lamas juntos a ele e um farol circular ao centro. Havia também diferentes tipos de grades, algumas mais finas e largas, outras altas e verticais. A estranheza maior foi quando um único farol foi colocado do lado do motorista. A carroceria de alumínio tinha chapas planas na lateral e manivela para partida. Em 1935 falecia André Citroën, aos 57 anos, mas o projeto seguiu adiante. Os primeiros protótipos começaram a ser testados em 1937 em La Ferté-Vidame, a cerca de 100 quilômetros de Paris, no departamento de Eure-et-Loir. Tratava-se de um castelo adquirido por Pierre-Jules Boulanger, com muitas árvores e muros, que trazia o necessário sigilo — em parte devido à concorrência, mas também à proximidade de uma nova e temida guerra mundial.

O motor, que a princípio seria refrigerado a água, teve a concepção alterada. Um dos engenheiros da mecânica, Walter Becchia, ex-Talbot, observou Bertoni chegando ao trabalho em sua motocicleta BMW com motor bicilíndrico refrigerado a ar. Este acontecimento foi determinante. Contudo, com a chegada da guerra em 1939, Boulanger decretou o fim do projeto e ordenou que se destruíssem todos os carros. Não queria que o inimigo sequer tivesse idéia do que se tratava. Continua

Em escala

A francesa Norev fez diversas miniaturas do pequeno Citroën. Destacam-se em escala 1:18 o furgão do correio do país (acima à esquerda) e a versão policial do mesmo utilitário. Em 1:43 há opções como o furgão AZU de 1955 em cinza (ao lado), uma versão dos bombeiros do mesmo ano (embaixo), o carrinho de 1958 em cinza e branco, o Cocorico de 1986 (acima) em suas cores características e a versão do Rally Raid Afrique de 1973, laranja. Em 1:87 existe a versão fora-de-estrada Sahara, em verde ou bege.
Na escala 1:24, a Maisto tem um modelo 1952 na cor bege ou verde, muito detalhado. Dos bancos ao teto de lona, tem acabamento correto.
A Vitesse portuguesa fez em 2000 uma produção limitada a 2.500 exemplares do 2CV de 1948 na escala 1:43. Outras opções são o carro azul de 1954 e o Charleston dos anos 80 em cinza com preto (foto).
A Solido francesa tem três opções em 1:18: um 1952, um 1966 já com os vidros, parte do teto e capô abertos e o furgão de 1967, com acabamento impecável. Quem prefere 1:43 pode ter o Charleston em preto e vinho (foto).
Com qualidade e preços acessíveis, a Del Prado Collection oferece miniaturas bonitas e bem feitas na escala 1:43. Quem produz é a famosa IXO. Ela tem um 2CV cinza com teto de lona e acabamento correto.
A Citroën lançou uma série especial do 2CV de 500 exemplares amarelos, como o modelo do filme 007 - Somente para Seus Olhos. Existe dela uma miniatura da Corgi na escala 1:43.

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