Nome de amigo, cara de inimigo
Derivado
do 2CV, o Citroën Ami estava longe de ser |
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Uma
das principais características da empresa automobilística francesa
Citroën era, e ainda é, a de lançar automóveis pouco convencionais, seja
no que se refere ao desenho de carroceria ou no conjunto mecânico. Ela
choca e surpreende. Os automobilistas amam ou detestam. Foi assim em
1934 com o Traction Avant, um
grande revolucionário. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, chegava o
pequeno e popular 2CV. E, em 1955,
o surpreendente DS. |
Como se não bastasse o desequilíbrio entre os grandes faróis e a traseira afilada e tímida, a Citroën apostou na mesma solução de vidro traseiro "ao contrário" do Ford Anglia: era difícil gostar do estilo do Ami |
O
sedã de quatro portas, de estilo pouco convencional, tinha três
volumes, sendo que a coluna traseira fazia um ângulo obtuso em relação
à linha do porta-malas — tão estranho quanto no
Ford Anglia britânico lançado em 1959. Media 3,96 metros e pesava
apenas 620 kg, sendo que a distância entre eixos era de 2,4 m. De
qualquer ângulo em que se via a carroceria, causava estranheza. De
frente era visível o "afundamento" do capô. Tinha grandes faróis
retangulares incrustados e grade com formato oblongo, protegida pelo
pára-choque, cujo desenho era um trapézio invertido. As luzes de
direção ficavam abaixo do conjunto ótico principal. A capota, com seus
vincos, mais parecia um quepe. A traseira era afilada, algo tímida com
suas diminutas lanternas, e os pára-lamas cobriam parte das rodas de
trás. |
Estranho também por dentro, tinha instrumentos simples, volante de um só raio e a alavanca de câmbio montada no painel, mas oferecia razoável conforto e espaço |
O motor dianteiro longitudinal, em liga leve (tanto o bloco quanto o cabeçote), tinha dois cilindros em posição oposta e refrigeração a ar. Pouco mais potente que o do 2CV, tinha a cilindrada de 602 cm³, 22 cv a 4.500 rpm e torque máximo de 4,1 m.kgf a 2.800 rpm. Era alimentado por um carburador Solex em posição invertida. A velocidade máxima de 110 km/h atendia à proposta e era um carro muito econômico: fazia até 16 km/l e em seu tanque cabiam 25 litros de gasolina. A tração era dianteira, já uma tradição da casa desde 1934, e as quatro marchas eram sincronizadas. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 17/1/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |