


Três motores a gasolina e dois a
diesel, com potências entre 60 e 105 cv, formavam a linha deste médio,
que também oferecia versão perua
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Além
do hatch, estava também disponível a versão perua ou familiar. Batizada
de BX Break, ou Evasion em outros mercados, ela tinha os mesmos traços
da versão menor, mas era alongada na traseira, o que deixava o desenho
mais equilibrado. Sua produção coube à Heuliez, que mais tarde também
faria as peruas CX, XM e Xantia. Um item apreciado que era vendido pela
empresa, e também como acessório pela Citroën, era o banco adicional no
compartimento de bagagem, voltado para trás, a fim de levar crianças.
Tradição na Europa, havia uma boa gama de motores para o BX. O primeiro,
de 1,4 litro, entregava potência de 62 cv e torque de 11,1 m.kgf. Em
seguida vinha o motor de 1,6 litro com 94 cv e 14 m.kgf. Outra unidade,
de 1,9 litro, desenvolvia 105 cv e 16,4 m.kgf. Havia também duas opções
a diesel que chegaram à linha em 1984: 1,8 e 1,9 litro, a primeira com
60 cv e 11,3 m.kgf, a outra com 65 cv e 12,1 m.kgf, ambas de
aspiração natural. Estes motores eram
bastante populares e estavam presentes em boa parte das peruas. Os
freios já eram a disco nas quatro rodas e a tração só poderia mesmo ser
dianteira, tradição Citroën havia meio século.
Estabilidade notável
Um dos
destaques do BX era a suspensão hidropneumática, sem molas ou
amortecedores, outra marca registrada da empresa. O comportamento era
impecável graças às famosas esferas recheadas com óleo que
controlavam a inclinação da carroceria, além de manter a altura do solo
constante em quaisquer condições de terreno e permitir ajuste dessa
altura com comando interno. As primeiras unidades sofreram com corrosão
no sistema, transtorno sanado logo depois.
A estabilidade era uma das melhores qualidades do BX, além de conforto
de rodagem, economia de combustível e freios potentes, itens elogiados
pelos proprietários e pela crítica especializada. Tanto é verdade que o
mote comercial da marca para o carro convidava o motorista a guiá-lo:
“Loves driving. Hates garage”, ou "Ama ser dirigido. Detesta oficina".
Os opcionais disponíveis para o hatch também surpreendiam para sua
classe e tamanho. Ar-condicionado, freios com sistema antitravamento
(ABS), controle elétrico de vidros, travas e retrovisores, fechamento
por controle remoto, teto solar e revestimento dos bancos em couro
podiam equipar o BX.
Continua
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