O Monza com motor de aspiração natural rendia 102 cv para 1962. Seus cabeçotes com maior taxa de compressão eram adotados no motor básico com câmbio automático Powerglide, o que lhe acrescia 4 cv. Mas, se 292 mil exemplares do Corvair seriam desovados naquele ano, o Chevy II o superaria com folga logo na estréia, com 326 mil unidades. A perua Corvair saía de linha antes que a linha 1963 chegasse e levasse também o picape Loadside. Ainda que o caminho tradicional se provasse repetidamente o mais correto a seguir, a GM não abandonou o Corvair, um de seus carros mais interessantes.

Uma década antes do BMW 2002 e do Porsche 911, o Corvair Monza Spyder já usava turbocompressor, que levava o motor de 2,4 litros a 150 cv

Rebeldia contida   Nos anos 60, Detroit passava por uma fase de grande competitividade, renovação e segmentação do mercado. Se na década anterior os fabricantes americanos quase sempre tinham um modelo básico em diversas versões de carroceria e acabamento, na de 60 criou-se a divisão da linha por tamanhos, com modelos de plataformas diferentes. O Corvair Monza e, em especial, o Monza Spyder foram embriões de uma tendência de associar desempenho esportivo aos compactos americanos. Já no meio do modelo 1963 a Ford lançava o Falcon Sprint, com motor V8, versões cupê hardtop e conversível e bancos dianteiros individuais.

Um motor de 164 pol³ (2,7 litros) e 95 cv substituía o de 145 pol³ na linha 1964. Havia o opcional de 110 cv para todos os modelos, exceto o Monza Spyder, que com seu turbo ainda produzia 150 cv. A suspensão traseira ganhava um feixe de molas transversal, o que controlou a tendência de escapar em curvas e representou, ao lado da potência elevada, a mais importante melhoria no modelo em seus primeiros anos. Entre as versões, o picape Rampside saía de linha.

Um charmoso conversível também fazia parte da linha 1964, que evoluía em um aspecto importante -- a suspensão traseira -- em busca de melhor estabilidade

Entretanto, com o intermediário Chevelle completando a linha Chevrolet, as vendas do Corvair mantiveram a queda iniciada em 1963. Esse seria apenas o primeiro de uma série de infortúnios que abalariam a carreira do compacto americano refrigerado a ar. Apresentado como modelo 1964 1/2, o Mustang da Ford, baseado no Falcon, encontrou uma receptividade descomunal e tornou-se um instantâneo fenômeno de vendas. Isso minou ainda mais a popularidade das mais celebradas versões do Corvair, Monza e Monza Spyder. Ainda assim, a Chevrolet continuou investindo no modelo. Continua

Em escala

Hoje é possível comprar algumas poucas opções de miniaturas do Corvair. Seria interessante também encontrar um exemplar, de preferência em escala 1:18, do sedã de primeira geração, a versão usada na estréia do modelo. A Franklin Mint já produziu uma em escala 1:43, com abertura das quatro portas, nos anos 80.

Um cupê 1960 como carro de patrulha? Pouco provável, mas foi a idéia da miniatura em escala 1:76 da coleção Racing Champions. Já a Eligor vendia um cupê 1962 em escala 1:43, com relativo nível de detalhamento.

A Sun Star oferece um Corvair cupê 1963 em escala 1:18, bonito, fiel e detalhado, nas cores branca ou vermelha. O único senão é o tamanho exagerado do retrovisor externo.

Nem isso é problema no ainda mais fiel modelo 1969 conversível em 1:18 da Yat Ming, todo vermelho, por dentro e por fora, ou azul com o interior preto. Em escala real, essa versão é a mais rara de todos os Corvair produzidos — só 521 unidades foram fabricadas.

Nas telas
Entre campeões de bilheteria e títulos obscuros, há algumas chances de ver a linha Corvair em ação no cinema. Um sedã 1960 aparece nitidamente em Out on Bail (1989), filme de ação desconhecido com a Playmate do Ano 1986 da revista Playboy, Kathy Shower. Da linha 1961 podemos ver um cupê usado por um dos personagens de Mr. Holland, Adorável Professor (Mr. Holland's Opus), de 1995), drama estrelado por Richard Dreyfuss. Além deste há duas aparições da versão 95, uma Corvan em 13 Dias que Abalaram o Mundo (Thirteen Days, Movie), de 2000, filme com Kevin Costner, e uma Greenbrier usada numa seqüência de Godzilla (1998), com Matthew Broderick e Jean Reno.

Um Monza conversível vermelho de 1964 leva um apinhado grupo de jovens em 1969, O Ano que Mudou Nossas Vidas (1969), filme de 1988 estrelado por Kiefer Sutherland e Winona Ryder que é um retrato da geração que viveu a época do Corvair. Um Monza do mesmo ano, cor e com o mesmo tipo de carroceria é usado por um personagem em Terremoto (Earthquake, 1974, foto acima), com Charlton Heston e Ava Gardner.

Um conversível 1962 serve de abrigo numa noite chuvosa para Jenny (Robin Wright) namorar em Forrest Gump (1994). Isso até o personagem-título, interpretado por Tom Hanks, interrompê-la. Do mesmo ano são a perua Lakewood que aparece em Os Maiorais (The Rat Pack),

de 1998, com Ray Liotta e Joe Mantegna, e o picape 95 Loadside que passa numa cena de Deu a Louca no Mundo (It's a Mad Mad Mad Mad World), de 1963, divertida comédia com Spencer Tracy e Mickey Rooney. Em Sin City (2005), com Jessica Alba, um Corvair Monza cupê 1963 é usado numa perseguição. O motor de um exemplar dessa mesma safra aparece em Baseketball, sem Trapaça não tem Graça (BASEketball, 1998).

Da segunda geração há, entre outros, aparições de um modelo 1965 em Juventude Assassina (River's Edge), de 1986), com Keany Reeves em início de carreira. Outro, com presença mais marcante, está em Vidas Sem Rumo (The Outsiders), de 1983 (acima), filme de Francis Ford Coppola que retrata a rebeldia juvenil dos anos 60, também com um elenco de futuros astros que incluía Tom Cruise, Patrick Swayze, Matt Dillon e a bela Diane Lane.

Na TV, além de eventuais aparições como "figurante" em seriados, o Corvair ganhou um papel em vários episódios da cultuada série Anos Incríveis (Wonder Years, 1988 a 1993). Era um conversível amarelo caindo aos pedaços que Wayne (Jason Hervey), o irmão do protagonista Kevin (Fred Savage), dirigia quase como uma tradução de sua desleixada personalidade. Não por ser um Corvair, claro, mas por não ser mantido com o devido cuidado.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade