Picape conversível? Foi essa mesma a original ideia da Dodge com esse Dakota, que levava a extremos o uso dos utilitários como veículos de lazer

O acabamento Sport podia ser associado à tração nas quatro rodas; no interior, linhas retas e bancos individuais ou inteiriço para três pessoas

Seu desempenho decepcionou: com 13,1 segundos para acelerar de 0 a 96 km/h, era por larga margem o mais lento. Contudo, a revista destacou atributos como câmbio, freios e comportamento dinâmico. E acrescentou: "Sem dúvida, a Chrysler colocou um tempero de automóvel. O interior e o conforto de marcha não só firmam novos padrões para picapes, como projetistas de carros de passeio também deveriam observá-los. (...) O Dakota parece oferecer o melhor de dois mundos. É mais silencioso e confortável que o Jeep e mais prático no trânsito que o Ford e o Chevrolet. Se uma cabine estendida estivesse disponível, eu escolheria o Dakota."

Embalada pelo êxito do picape durante 1987, em que superou tanto o antecessor D-50 quanto o maior Ram em vendas, a Dodge aplicou poucas alterações para o ano seguinte. Apenas o motor V6 ganhava injeção de combustível monoponto, sem alteração em potência, e aparecia a versão Sport. O acabamento interessante incluía rodas esportivas de 15 pol, para-choque e grade na cor da carroceria, faróis de neblina e estrutura de caçamba ("santantônio") com faróis auxiliares. Apenas o motor V6 estava disponível para ele.

A céu aberto   Enquanto a concorrência lançava versões com cabine estendida e outras opções bem recebidas pelo mercado, a Chrysler estudava algo inusitado: um picape conversível — o que não existia nos EUA desde o começo do século passado, quando Fords Modelo T vinham adaptados para o trabalho. O resultado chamava atenção: era um Dakota como qualquer outro até o para-brisa e, dali para trás, o teto convencional dava lugar a uma capota de lona removível. Uma barra transversal na parte traseira da cabine trazia alguma segurança no evento de uma capotagem. O "vidro" de trás em plástico não ajudava na visibilidade. Continua

Os conceitos
Antes mesmo da versão V8 de Shelby, a Dodge apresentou um Dakota conceitual em 1989 com motor de oito cilindros, algo até então inédito na categoria. O conceito foi pintado em prata na seção inferior e preto em cima. Recebeu ainda para-choque de impulsão, alargadores de para-lamas, rodas esportivas e uma estrutura de caçamba que sugeria um aerofólio. No interior, o toque inusitado do volante com manchas como a pele de alguns animais.
Tão logo lançou a segunda geração do Dakota, em 1997, a Dodge aproveitou seu chassi para fazer um misto de carro esporte e picape, não muito distante da proposta do SSR que a Chevrolet mostraria três anos depois. O Sidewinder, revelado no Sema Show, lembrava o estilo de utilitários das décadas de 20, 30 e 40. No interior havia painel na cor da carroceria, bancos de couro na cor púrpura e apliques de alumínio. O velocímetro ficava em frente ao passageiro (talvez para lhe dar arrepios com a ascensão do ponteiro) e o conta-giros, diante do motorista. O acelerador trazia a inscrição Go, e o pedal de freio, Whoa!. Para dar a partida era preciso acionar uma alavanca, que ligava a bomba de combustível, e então pressionar um botão — segundo a marca, para "dar a impressão de que algo especial estaria por acontecer". E certamente estaria... Com motor V10 de 8,0 litros do Dodge Viper modificado para render 640 cv e 73,3 m.kgf e peso de pouco mais de 1.200 kg, os dados divulgados eram de 3,9 segundos para acelerar de 0 a 100 e máxima de 275 km/h. O câmbio era automático e as rodas tinham medidas descomunais: 8 x 21 pol as dianteiras, com pneus 225/35, e 11 x 22 pol as traseiras, calçadas por 305/35.
Outra proposta conceitual foi o Dodge M80, do Salão de Detroit de 2002. Parecia uma versão reduzida do Power Wagon apresentado em 1999, com seu jeito retrô e para-lamas bem destacados da carroceria. A fábrica o anunciava como um picape de proposta esportiva, destinado aos jovens que os levassem à praia ou às montanhas. Possuía tração nas quatro rodas, acabamento interno impermeável em material que lembrava neoprene e refrigerador no console central. O vidro traseiro podia ser basculado para cima e as rodas de 20 pol usavam pneus 265/50. O motor V6 de 3,7 litros e o câmbio manual eram os do Dakota da época.

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