
O Viper não demorou a ser
explorado por preparadoras. Já em 1993 a suíça Rinspeed revelava
o Veleno (veneno em italiano). O motor ganhava
injeção de óxido nitroso e o
carro recebia rodas OZ de 18 pol, interior revestido em material
sintético Vinerus e toca-CDs Alpine. |

Interessante era a proposta
da Michalak, o Challenger, de 1995. O Viper ficou mais próximo
de um carro de corridas com o para-brisa bem reduzido e um domo
atrás do encosto de cabeça do motorista. Os faróis também eram
substituídos pela preparadora europeia. |

A norte-americana
Lingenfelter apresentava em 1998 um GTS com cilindrada ampliada
até 8,4 litros, admissão e comando de válvulas retrabalhados. O
resultado impressionava: 682 cv e 80,2 m.kgf, suficientes para
0-96 km/h em 3,9 segundos e máxima de 322 km/h, de acordo com a
empresa. |

Em 2000 a TNT mostrava seu
King Snake (o "rei" das cobras), um cupê GTS com ainda maior
potência. Aumentado para 8,5 litros, o V10 rendia 777 cv e 97,2
m.kgf, levando-o de 0 a 96 em 3,6 s e à máxima de 335 km/h
conforme os dados da preparadora. |

Essas propostas levaram a
também norte-americana Hennessey — que havia feito um Viper com
650 cv, o Venom 650 R — a desenvolver algo ainda mais forte. O
Venom 800 TT chegava com dois turbos,
dois resfriadores de ar e
comando "bravo" para 800 cv e 110 m.kgf. A empresa divulgava
máxima de 370 km/h e 0-96 em 3,1 s. |

A preparação teve
seguimento com a segunda geração. A Startech — divisão da alemã
Brabus dedicada aos modelos da Chrysler — lançava em 2003 um
pacote visual para o SRT-10, que recebia rodas de 20 pol,
defletor dianteiro, freios de alto desempenho e uma suspensão
com ajustes em altura, compressão e distensão. |

No mesmo ano, 2003, a Hennessey
aplicava ao novo modelo os pacotes Venom 600 e 650 R. O primeiro
alterava admissão, escapamento e comando para render 600 cv,
enquanto o segundo incluía aumento de cilindrada para 8,6 litros
para chegar a 650 cv. Teste da revista Motor Trend
indicou 0-96 km/h em apenas 3 s. |

Em 2006 a norte-americana
ASC exibia num Viper sua tecnologia patenteada de fibra de
carbono, a OmniCarbon. Foram feitos nesse material teto, tampa
do porta-malas, parte da frente e o grande capô. O peso do carro
reduziu-se em cerca de 40 kg. Com uma preparação no V10 para 623
cv, a ASC anunciava 0-96 em 3,5 s. |

A Hennessey voltava a se
destacar em 2007 com o Venom 1000 Twin Turbo. Cilindrada de 8,6
litros e dois turbos levavam o V10 a 1.014 cv (1.000 hp) e 152
m.kgf, que se traduziam em máxima de 410 km/h e 0-96 em 2,9 s. |

Opção mais "moderada" da
mesma Hennessey era o Venom 700 NM, um conversível modificado para
desenvolver 700 cv e 89,2 m.kgf. O desempenho ainda assim
impressionava: 0-96 em 3,3 s e máxima de 345 km/h. |
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