Disaster in Dearborn: The Story of the Edsel - por Thomas
Bonsall, editora Stanford General Books. O melhor deste livro é o
material usado na pesquisa: arquivos do centro de estilo da Ford e
entrevistas com integrantes da equipe que criou o Edsel. O viés do livro é um
exame da política interna na divisão e, claro, os porquês de ela
ter resultado num desastre. São 240 páginas em inglês.
Edsel 1957-1960 Road Test Limited Edition - por R.M. Clarke,
editora Brooklands Books. Compilação de testes dos Edsel ao longo
de seus três anos-modelo. O interessante são os detalhes técnicos
e análises de mercado na época, em 92 páginas, além
da história do carro. Em inglês.
The Edsel Affair - por C. Gayle Warnock, editora Pro West.
Este é um título antigo, de 1980, com 271 páginas em inglês. Warnock
conhece o assunto como poucos, pois era o diretor de
relações públicas da divisão e o responsável pelo lançamento do
carro. |
O livro oferece a visão dos
bastidores da marca por um de seus principais personagens.
The Rest of the Edsel Affair - por C. Gayle Warnock,
editora AuthorHouse. Segundo livro do autor sobre o Edsel, este
título aborda em 256 páginas as razões pela quais a divisão do grupo Ford foi
abolida, a criação de clubes do Edsel, a popularidade do carro
entre os colecionadores e até as recentes comemorações do jubileu
de ouro dele em Dearborn, Michigan, sede da Ford.
Henry and Edsel: The Creation of the Ford Empire - por
Richard Bak, editora Wiley. A relação de pai e filho entre Henry e
Edsel Ford é o foco deste livro de 320 páginas, que mostra o quanto do estilo de
cada um influenciou nos negócios da família. Lançado no ano do
centenário da empresa, 2003, retrata Henry como um líder
excêntrico e errante, enquanto Edsel é mostrado como o executivo
imaginativo que se opôs a Henry Bennett, que seu pai queria no
comando da corporação. |