
O Daytona tinha apenas dois
bancos, do tipo concha e revestidos em couro Connolly, para o qual havia
nada menos que sete opções de tons

Com 352 cv e 44 m.kgf em um V12
de 4,4 litros, o GTB/4 impressionava: obtinha máxima de 280 km/h e
acelerava de 0 a 100 em 5,6 segundos |
O mais veloz
Sob o longo
capô do 365 GTB/4, o motor V12, alimentado por seis carburadores Weber
de corpo duplo, desenvolvia potência de 352 cv a 7.500 rpm e torque
máximo de 44 m.kgf a 5.500 rpm. A comparação com o 3,3-litros do antigo
275 GTB indicava um motor mais civilizado, pois a
potência específica baixava de 91,2 cv/l
do antecessor para 80,1 cv/l, ainda bastante expressiva. Se o tanque de
combustível para 128 litros não impressionasse, talvez a capacidade de
óleo de motor o fizesse: 14,5 litros.
Com velocidade máxima de 280 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6
segundos e de 0 a 240 km/h em 31,5 s, o desempenho do Daytona
estabeleceu padrões que demorariam a ser superados — só no fim dos anos
80, com o Countach Quattrovalvole,
a Lamborghini assumiria de volta o título de carro de produção mais
veloz do mundo. Sua potência era tal que apenas com três das cinco
marchas ele já poderia superar qualquer limite vigente no planeta, pois
a terceira alcançava 140 km/h.
O câmbio estava montado na traseira junto ao diferencial (do tipo
autobloqueante), em um
transeixo, e sua alavanca seguia o
arranjo comum em carros de corrida, com a primeira para trás. O motivo
dessa disposição é simples: em circuitos, assim como ao encarar uma
estrada com vigor, só se usa a primeira marcha para arrancar, sendo
preferível colocar as outras quatro no "H" principal. Claro que
manobristas desinformados trouxeram alguns problemas quando esse arranjo
começou a ser usado em carros de rua, não raro saindo em segunda e
forçando a embreagem.
A exemplo do 275, a suspensão do Daytona usava o conceito independente
por braços sobrepostos, em ambos os
eixos, com molas helicoidais. Os freios eram a disco ventilado nas
quatro rodas, com duplo circuito e servoassistência, mas direção
assistida não foi prevista, em nome da maior sensibilidade do que se
passava com as rodas de 7,5 x 15 pol com pneus 215/70 R 15.
Continua
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