O grande prêmio americano
Sete
gerações e muitos altos e baixos depois, o Grand Prix |
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A oferta de automóveis nos Estados Unidos no pós-guerra era muito vasta.
Ao contrário da Europa, que se concentrava na maioria das vezes em
carros pequenos e baratos ou continuava com modelos de antes do
conflito, no mercado americano a sucessão de lançamentos era grande. A
partir de um modelo tinha-se várias versões e por vezes, com
modificações sutis, até marcas diferentes. |
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O primeiro Grand Prix, de 1962, era uma versão do Catalina com rodas esportivas, bancos individuais e motores como o V8 421 de 6,9 litros |
No começo da década de 1960 a Pontiac tinha modelos próprios, mas
baseados nos chassis da Chevrolet. Eram os mais esportivos da GM. Um dos
destaques era o Catalina. E justamente
deste nasceria um dos modelos mais longevos da história americana: o
Pontiac Grand Prix. O responsável pelo lançamento, em 1962, foi John De
Lorean, que comandava a Divisão de Engenharia Avançada da Pontiac. Junto
de outro carro de tendência esportiva, o
GTO, o modelo faria muito sucesso por anos. Mas eles teriam destinos
e clientes diferentes. |
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O modelo 1963 assumia estilo
exclusivo na linha, com formas retas e faróis em linha vertical; um ano depois (foto no alto) apareciam os pára-lamas ondulados |
Desenho individual
Em 1963 o
Grand Prix ganhava carroceria própria. Suas linhas estavam mais
modernas. Na frente conservava a grade separada e um pequeno bico, mas
os faróis circulares estavam em posição vertical. Era vendido nas
versões cupê e conversível. Seu interior era um dos mais requintados da
linha: bancos de vinil, forração especial no teto, bancos separados e
painel com instrumentação farta, que incluía conta-giros. Rodas com
calotas esportivas completavam o pacote. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 21/7/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |