Se Um Corpo que Cai é a
mais célebre aparição de um Jaguar Mark nas telas, não quer
dizer que tenha sido a única. Muito pelo contrário: só na série
cinematográfica policial alemã Edgar Wallace foram
requisitados um Mark V 1948 (Edgar Wallace - Der Rächer,
1960), um Mark VII 1950 (Edgar Wallace - Neues Vom Hexer,
1965), um Mark VIII 1956 (Edgar Wallace - Die Tür Mit Den
Sieben Schlössern, 1962) e um Mark IX 1958 (Edgar Wallace
- Der Schwarze Abt, 1963).
No francês Rififi (Du Rififi Chez Les Hommes,
1955) pode-se ver um Mark V 1948 e um Mark V 1950. O Mark V
também dá as caras no nacional Amei um Bicheiro, de 1952,
com Cyl Farney e Eliana. Outro modelo
1950, um VII branco, aparece nitidamente na comédia As
Fabulosas Aventuras de um Playboy (Les Tribulations d'un
Chinois en Chine, 1965, na foto), com Jean-Paul Belmondo e Ursula
Andress.
Da mesma safra são os Mark VII do suspense O Homem
que Sabia Demais (The Man who Knew Too Much, 1956),
outro clássico de Hitchcock com James Stewart, mas co-estrelado
por Doris Day; do drama Sublime Obsessão (Magnificent
Obsession, 1954), de Douglas Sirk, com |
Jane Wyman e Rock
Hudson; de Papai é Nudista (I'm All Right Jack,
1959), comédia com Peter Sellers e Richard
Attenborough; e do francês Les Malabars Sont Au Parfum,
de 1966.
Podemos ver o Mark VII 1951 em ação numa participação no
policial Armadilha a Sangue-Frio (The Criminal,
1960, acima), de Joseph Losey. Um Mark VII 1952 está no drama A
Condessa Descalça (The Barefoot Contessa, 1954), com
Ava Gardner e Humphrey Bogart. Um outro, de 1953, aparece em
Échappement Libre, aventura de 1969 com Belmondo e Jean
Seberg. É de 1956 o Mark VIII de Sorcerers, filme de
horror de 1967 estrelado por Boris Karloff.
Na TV, um Mark VII 1955 é visto no seriado inglês de ficção
científica O Homem Invisível (Invisible Man), que
foi ao ar de 1958 a 1960. Há também um Mark que surge em plano
bem fechado na abertura da minissérie brasileira de Gilberto
Braga Anos Dourados, da Rede Globo, estrelada há mais de
duas décadas pelos então estreantes Malu Mader e Felipe Camargo.
Uma prova de como o modelo inglês também combinava com o estilo
elegante do Rio de Janeiro da época retratada por Braga. |