Seu desenvolvimento foi um dos mais simultâneos aos do Primeiro Mundo de que se tem notícia: o Ka chegava ao Brasil em março de 1997, apenas seis meses depois da apresentação mundial em Paris. A Ford brasileira diz ter-se envolvido já no projeto do modelo europeu, em parceria com as unidades alemã e britânica da marca. O robusto monobloco definido em testes no Brasil acabou por ser adotado também na Europa. Como lá, o objetivo da Ford aqui era o de ocupar um nicho de mercado abaixo do grande segmento de carros pequenos, não o de disputar em volume com modelos da mesma faixa de preço. Esta missão continuaria a cargo do Fiesta. Com isso, o Twingo podia ser considerado seu único concorrente direto. |
"Três Luízas" ou bebê de fraldas: o bom humor do brasileiro não perdoou a traseira do Ka, lançado aqui apenas seis meses depois da Europa |
![]() |
Nosso Ka era praticamente igual ao europeu: as diferenças
resumiam-se a detalhes como lanternas traseiras (com luzes de ré nos
dois lados, por não haver luz de neblina à esquerda), altura de
rodagem 24 mm maior, pneus de perfil mais alto (145/80-13 ou
165/70-13, conforme a versão, em vez de 165/65-13), tratamento
contra poeira e alguns itens eliminados do interior, como ajuste de
altura do banco do motorista. |
![]() |
O antiquado motor Endura-E, que destoava do projeto moderno do Ka, vinha em duas cilindradas: 1,0 e 1,3-litro, a primeira exclusiva do modelo nacional |
Duas
versões eram oferecidas: básica, com acabamento mais simples e motor de
1,0 litro, e CLX, mais luxuosa, com equipamentos adicionais e o mesmo
motor com cilindrada de 1,3 litro. Os itens de série incluíam cintos de
três pontos para os quatro ocupantes, retrovisores com comando interno e
banco traseiro bipartido com ajuste em duas posições. A lista de
opcionais do CLX passava por bolsas infláveis frontais, controle
elétrico dos vidros e travas, rádio/toca-CDs, ar-condicionado e direção
assistida, o que podia levar o preço do pequeno carro a superar o de
modelos médios menos equipados. |
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |