Se o motor era antigo, havia recursos atuais e até sofisticados no Ka: faróis com duplo refletor de superfície complexa (os primeiros com esta tecnologia na produção nacional) e lentes de policarbonato, imobilizador de motor com chave codificada, comando hidráulico da embreagem (já usado no Fiesta, não sofre interferência do desgaste do cabo e filtra vibrações vindas do motor), injeção multiponto seqüencial de quinta geração (EEC-V), alimentação de combustível interrompida em caso de colisão (contribui para evitar incêndios). A suspensão dianteira era montada em subchassi e a direção assistida do CLX tinha relação variável, mais rápida no centro e menos (portanto mais leve) ao esterçar mais.

O acabamento Image trazia pára-choques pintados, direção assistida e conjunto elétrico; meses depois a Ford adotava o motor Zetec Rocam de 1,0 litro

Modernização esperada   A primeira adição à linha Ka foi a versão Image, em 1999. Vinha com pára-choques na cor da carroceria, inéditos no modelo, e trazia de série direção assistida, relógio analógico e controle elétrico dos vidros e travas. Rodas de alumínio eram opcionais. Outra novidade era a versão despojada Street, com motor 1,0, vendida apenas pela internet.

A curiosa situação de um carro tão moderno usar um motor de quatro décadas passadas acabava na linha 2000: assim como o Fiesta, o Ka recebia o Zetec Rocam, desenvolvido pela Ford brasileira e também fabricado em Taubaté. Ao contrário de outros membros da família Zetec européia (como o 1,8 16V do Escort e o 1,4 16V então oferecido no Fiesta), era um motor de concepção simples, com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, comando único e duas válvulas por cilindro. Sua inovação na produção nacional era o acionamento de válvulas por alavanca roletada, que reduzia os atritos e melhorava o rendimento.

Rodas de 14 pol e defletor traseiro contam que este não é um Ka qualquer: é o esportivo XR, com 95 cv no motor de 1,6 litro e desempenho surpreendente

O Rocam de 1,0 litro, 65 cv e 8,9 m.kgf, que equipava as novas versões GL (básica) e GL Image, substituía ambas as versões do Endura-E, pois superava em potência até o antigo 1,3. O ganho em agilidade era bem perceptível, mas parte dele vinha do emprego de relações de marcha muito curtas, que descartavam uma antiga qualidade do Ka 1,3 — a baixa rotação do motor em uso rodoviário. Pouco depois aparecia a série especial Tecno (leia abaixo).

Em maio de 2001 aparecia o Ka mais potente feito pela Ford no mundo até então: o XR, um esportivo com motor Zetec Rocam de 1,6 litro, 95 cv e 14,2 m.kgf. Era a primeira vez em que o carro chegava a essa cilindrada, o que exigiu extensas mudanças na estrutural frontal. Decorado com defletor traseiro, saias laterais e rodas de alumínio de 14 pol com pneus 185/60, o XR oferecia desempenho de fazer inveja a modelos maiores: velocidade máxima de 186 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, de acordo com a Ford. A direção assistida era de série, mas ar-condicionado e controle elétrico dos vidros continuavam opcionais. A série limitada Black aparecia dois meses depois (leia abaixo).
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As séries limitadas

Tecno (acima): lançada em 1999 com o motor Endura 1,0, buscava um apelo esportivo com rodas de alumínio, defletor traseiro e pára-choques em um tom de cinza diferente do prata da carroceria.

Black (abaixo à esquerda): sempre na cor preta — como o nome sugere — e disponível com os motores 1,0 e 1,6, vinha com acabamento de luxo em julho de 2001. Trazia de série revestimento em couro preto nos bancos, portas, pomo do câmbio e volante, maçanetas cromadas, conta-giros, direção assistida, ar-condicionado, rodas de alumínio de 14 pol, defletor traseiro e controle elétrico dos vidros e travas.

Camaleão (acima): chegava em janeiro de 2005 com acessórios inspirados no bloco homônimo do Carnaval de Salvador, formado pela banda Chiclete com Banana. Trazia o logotipo da patinha na traseira, nas colunas, soleiras de porta, tapetes, painel e encostos de cabeça. Estava disponível em qualquer versão do Ka, com motor 1,0 ou 1,6.

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