![Clique para ampliar a imagem](../carros/outros/lambo/diablo-1993-vt-3.jpg)
![Clique para ampliar a imagem](../carros/outros/lambo/diablo-1993-vt-5.jpg)
A tração integral demorou três
anos: no Diablo VT, se as rodas traseiras perdiam aderência, as
dianteiras recebiam até 25% do torque disponível
|
Para
a
publicação Octane, ele
"não era para os fracos de coração: era uma besta a ser domada por um
verdadeiro homem. Apesar da largura de seus pneus traseiros, rápidas
saídas muitas vezes os deixavam fazendo fumaça, a tal ponto em que era
quase impossível dar todo acelerador ao Diablo até que ele estivesse em
terceira marcha, bem acima de 110 km/h". E não era só isso: "O interior
era um pouco apertado, sobretudo para as pernas, e o acesso por baixo
das portas-tesoura e sobre as soleiras era um tanto difícil. O
ar-condicionado não servia para muita coisa, a alavanca de câmbio tinha
uma posição talvez aleatória, o painel era horrível e a visibilidade
traseira inútil".
Ainda segundo a Octane, "alguns dizem que ele foi um dinossauro
desde o nascimento. O tamanho, a falta de visibilidade, a absurda
velocidade em linha reta e o desafiador comportamento dinâmico. A
Lamborghini estava em problemas quando começou a projetar o Diablo, e
isso se mostrou em inúmeros aspectos. Mas ele também tinha muitos pontos
a favor. O V12 era o centro de seu apelo, um monstro de 500 cv. O som fenomenal que ele fazia era tão
politicamente incorreto quanto o carro em si, e isso é o que o Diablo
foi: um diabo da velha escola, que intoxicava tanto quanto enfurecia".
Mais fácil de
dirigir
Embora prevista já no
lançamento, a primeira evolução do Diablo era apresentada apenas no
Salão de Genebra em março de 1993: o Diablo VT, sigla para Viscous
Traction, em alusão ao sistema de tração integral baseado em acoplamento
viscoso. Em condições normais de aderência ele permanecia com tração
traseira. Quando as rodas de trás começavam a patinar por falta de
tração, porém, até 25% da potência era transferida aos pneus dianteiros,
o que ajudava sobretudo em piso molhado ou na neve.
Continua
|