![Clique para ampliar a imagem](../carros/outros/lambo/diablo-1993-vt-7.jpg)
![Clique para ampliar a imagem](../carros/outros/lambo/diablo-1996-road-2.jpg)
Suspensão com controle
eletrônico, freios revistos e painel com melhor aspecto vinham no VT,
que em 1995 aparecia nesta versão, a Roadster
![Clique para ampliar a imagem](../carros/outros/lambo/diablo-1994-se30-2.jpg)
![Clique para ampliar a imagem](../carros/outros/lambo/diablo-1994-se30-4.jpg)
Para-choques, tomadas de ar e
tampa do motor como persiana estavam entre as novidades visuais do SE30,
que ganhava 32 cv e perdia 125 kg
![Clique para ampliar a imagem](../carros/outros/lambo/diablo-1994-se30-5.jpg)
Despojado de itens de conforto,
o interior da série usava revestimento em camurça sintética, volante de
base chata e cintos de quatro pontos |
![Clique para ampliar a imagem](../carros/outros/lambo/diablo-1996-road-3.jpg)
Não só por
isso, o VT estava mais fácil e confortável de dirigir: outras novidades
eram direção assistida, embreagem revista para aliviar o peso do pedal,
melhor renovação de ar e ar-condicionado de série.
Havia ainda um controle eletrônico da carga dos amortecedores Koni, em
que a suspensão se ajustava às condições do piso e ao modo de dirigir. O
motorista podia selecionar entre quatro modos de atuação para um rodar
mais firme ou mais suave. As molas helicoidais de aço eram mantidas,
porém. Por dentro, o quadro de instrumentos estava mais compacto e com
melhor aparência, mas perdia o ajuste em altura junto do volante. Os
freios ganhavam em capacidade e o sistema de admissão do motor estava
menos ruidoso.
O acréscimo da tração elevou o peso em quase 50 kg para
1.625, mas melhorou sua distribuição por eixo, agora com 57% na
traseira. A identificação visual da versão era feita por maiores tomadas
de ar no para-choque dianteiro, luzes de direção mais em suas
extremidades, retrovisores na cor da carroceria (tudo isso estendido à
versão básica dali em diante) e o logotipo VT na traseira.
Dois anos mais tarde estreava a variação conversível do VT, chamada de
Roadster, em que a seção do teto acima dos bancos podia ser removida e
alojada sobre o compartimento do motor — conceito mais próximo de um
targa, mas esse nome era registrado pela Porsche e exigiu uma
denominação alternativa.
Feito em um sanduíche de dois painéis de fibra
de carbono para conter o peso, o teto removível era o maior da produção
mundial e mesmo assim pesava apenas 8 kg. Além do teto, foram alterados
para-choques, tomadas de ar laterais, rodas (mantendo o aro de 17 pol e
a construção em três peças) e saídas de escapamento, que eram ovais em
vez de circulares. É curioso que a derivação — anunciada como o roadster
mais rápido do mundo na época — tenha levado três anos para chegar ao
mercado, pois apareceu como conceito no Salão de Genebra de 1992.
Antes do Roadster, a Lamborghini comemorava seus 30 anos de mercado com
a série limitada Diablo SE30, ou Special Edition, que teve 150 unidades
vendidas entre junho de 1994 e novembro de 1995 — era a segunda série na
marca com esse mote, pois o Countach havia recebido a edição 25th
Anniversary em 1988.
A proposta era deixar o modelo mais próximo de um
carro de corridas, o que levou à eliminação de ar-condicionado, direção
assistida, sistema de áudio e controle elétrico dos vidros, ao uso de
janelas laterais de policarbonato e à
instalação de um extintor de incêndio no compartimento do motor,
acionado por botão. Os bancos tinham estrutura de
fibra de carbono e cintos de quatro pontos, o volante vinha com base
achatada para facilitar o acesso, os pedais eram de alumínio e os
instrumentos ganhavam fundo branco.
O revestimento de camurça sintética vinha aplicado aos bancos, ao painel
e à almofada central do volante, em uma cor roxa não usual — assim como
a da única versão de pintura oferecida — e contrastante com o carpete
branco do assoalho. O número do carro dentro da série vinha sobre o
painel, próximo aos difusores de ar centrais.
O tratamento visual
passava por para-choques redesenhados (o dianteiro trazendo o emblema da
marca, antes aplicado ao capô), novas rodas, tomadas de ar laterais em
fibra de carbono com forma de escamas para os radiadores de óleo,
aerofólio redesenhado e de série (com ajuste de posição na
parte central) e uma cobertura do tipo persiana sobre o motor, com o
mesmo perfil das laterais, fazendo com o que a visão traseira se desse
por meio da persiana e não por cima da cobertura — detalhe
certamente inspirado no clássico Miura. Alguns SE30 saíram em outras
cores e com interior revestido em couro por meio do serviço Carte Blanche, em que
a Lamborghini abria opções aos clientes mesmo em uma série como essa.
Continua
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