Saiba como anunciar
O cupê de dois lugares, ao lado, e o Phaeton para quatro pessoas (no topo da página anterior) já são da linha 1929, com entreeixos e cilindrada ampliados

Nos anúncios de 1927 (em cima) e 1928, belas imagens e a alusão a qualidades como desempenho e suavidade a um preço interessante

Variedade de opções   O modelo inicial da série 303, lançado em março de 1927, vinha em várias versões de carroceria. As básicas, fabricadas pela Fisher sobre chassi com distância entre eixos de 3,17 metros — menos 18 cm que o mais curto da Cadillac —, eram cupê, roadster (ambos com "banco da sogra", pequeno banco retrátil na parte traseira, assim apelidado porque não era confortável para nenhum passageiro mais prezado pelo motorista do que a própria...) e cupê conversível de dois lugares; Victoria com quatro lugares; Phaeton (conversível de quatro portas), sedã para cinco pessoas e sedã Town Sedan, com a seção lateral traseira fechada.

Um entreeixos de 3,40 m vinha pouco depois para o sedã de sete lugares e o Imperial para cinco e sete pessoas. Além de toda essa linha Fisher, a Fleetwood fornecia sob encomenda as carrocerias cupê de dois lugares, sedã Town Car para cinco pessoas e Town Cabriolet.

Sem se afastar do formato comum à época, Earl conseguiu um aspecto charmoso e menos sisudo para o LaSalle, com destaque para o roadster. Carroceria de perfil baixo para a época, pára-lamas alongados, grade dianteira alta e estreita e pintura em dois tons causaram sensação. Em algumas versões só os pára-lamas vinham em cor diferente do restante; em outras o capô os acompanhava. Havia fartas opções de cores, em um dos primeiros aproveitamentos da pintura policromática de secagem rápida lançada em 1924 pela Dupont. E, mesmo que a inspiração nos modelos da Hispano-Suiza fosse evidente, os americanos se surpreenderam ao ver linhas tão atraentes em um carro de sua categoria.

O LaSalle era anunciado como "o primeiro dos carros de luxo menores e mais fáceis de manobrar, construído sob tradicionais padrões com o intuito de alargar o mercado de prestígio". O interior, requintado e bem-acabado, tinha bancos inteiriços, grande volante de três raios e painel simétrico, em que o quadro de instrumentos à esquerda (com sete mostradores) tinha o mesmo formato da tampa do porta-luvas à direita. Botões de comando e a chave de ignição ficavam no centro. A alavanca de câmbio vinha no assoalho — só mais tarde se tornaria costume nos EUA a montagem na coluna de direção.

Muito antes de se falar em relação custo-benefício, sua publicidade já colocava o preço competitivo ao lado de qualidades como classe, conforto e desempenho. Anúncios apregoavam que ele trazia "o prestígio, a imaculada individualidade e a distinção inerentes a todo carro produzido pela Cadillac" a um custo bem inferior: de 2.295 a 2.875 dólares, contra 3.295 a 7.000 da marca de topo da GM. O sedã de quatro portas custava 2.685 dólares, preço bem situado dentro da antiga lacuna da corporação e apenas 100 dólares acima da linha Fifty da Packard. Apesar da intenção de que fosse mais barato que o concorrente, não houve como reduzir o valor sem abrir mão dos padrões de qualidade da Cadillac. Continua

"Como o LaSalle reanima o desejo de dirigir" e "O carro para aqueles que lideram": a publicidade buscava associar à nova marca o prazer ao volante e uma imagem de classe
Para ler
LaSalle - Cadillac's Companion Car - por Ron Van Gelderen e Matt Larson, editora Turner Publishing. Anunciado como primeiro e único livro com ampla história da marca, tem 426 páginas em inglês, escritas por especialistas em LaSalle, e fartas ilustrações. Inclui anúncios de época, catálogos da fábrica e 65 páginas de estatísticas de produção, vendas e opções de cores e equipamentos.

80 Years of Cadillac LaSalle (Crestline Series) - por Walter M. P. McCall, editora Crestline. Não se sabe de livros dedicados à LaSalle, mas este publicado em 1992 traz 447 páginas em inglês sobre a marca de maior prestígio da GM e, claro, a divisão criada em 1927.
Cadillac: 100 Years of Innovation - por Angelo Van Bogart, editora Krause Publications. Outro livro com a história de uma das marcas mais carismáticas da indústria americana, que completou 100 anos em 2003, ano de publicação da obra.

Classic American Ambulances, 1900 Through 1979: Photo Archive - por Walt McCall e Tom McPherson, editora Iconografix. Este livro de 128 páginas aborda as ambulâncias derivadas de carros de passeio, muito comuns nos EUA no passado. Empresas como Superior, Miller-Meteor, S&S e Henney fizeram carrocerias sobre chassis de carros de luxo da Cadillac, Packard, Buick e LaSalle.

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