Por sua robustez
mecânica, capacidade de tração e custo mais acessível que o de
outros supercarros, o 911 passou e ainda passa pelas mãos de
dezenas de oficinas.
Entre elas estão 9ff, Cartronic, Edo Competition, Gemballa,
Hamann, Koenig Specials, Rinspeed, Ruf, Sportec, Strosek e
TechArt. Destacamos aqui algumas propostas interessantes.

A alemã Koenig Specials
fez em 1984 o 911 Carrera Kompressor, que (como o nome indica)
adotava compressor no motor de
3,6 litros. A empresa anunciava potência de 350 cv e 0-100 km/h
em 4,9 segundos. Na aparência, destaque aos quatro faróis.

A Ruf modifica Porsches
desde os anos 80. Em 1987 apresentou o lendário CTR "Yellow Bird",
pássaro amarelo, com dois turbos no motor de 3,4 litros, 470 cv
e máxima divulgada de 342 km/h. Um mito que demorou a ser
superado.

Em 1990 aparecia o
Strosek Mega Biturbo, com dois turbos no boxer de 3,4 litros,
510 cv e frente de aspecto curioso, com pequenos faróis. De
acordo com a empresa, fazia de 0 a 100 em 4,6 s e alcançava 325
km/h.

Potência similar (490
cv) era alcançada no mesmo ano pelo Mirage da Gemballa, com
motor 3,4 turbo, pneus de perfil 35 e 40 (raros na época) e
0-100 em 4,1 s. A carroceria toda remodelada ganhava linhas
retas que disfarçavam sua origem.

A Gemballa voltaria em
cena em 1997 com o Extremo, um 911 conversível amplamente
reestilizado, com motor de 3,8 litros, 600 cv e 0-100 em 3,4 s.
Podia ter tração traseira ou integral. |
Em 2001 a Ruf revelava o RTurbo, em que o motor 3,6 biturbo
podia chegar a 590 cv, para máxima de 350 km/h e 0-100 em 3,7 s.

Da Hamann, proposta
interessante era o 911 Gullwing de 2002, com portas que se
abriam como asas de gaivota. E não faltava veneno: o 3,6-litros
com dois turbos fornecia 412 cv para 0-100 em 4 s.

A Gemballa mostrou em
2006 o GT 500 Biturbo, com 500 cv, para 0-100 em 3,8 s e máxima
de 315 km/h. Estava disponível como cupê e conversível.

No ano seguinte era a
vez do 911 GT2 R da Edo Competition: pára-lamas bastante
alargados em fibra de carbono, dois turbos, 542 cv, suspensões
com vários ajustes e 0-100 em 3,8 s.

O 911 Turbo TRC 91, da
empresa 9ff, está entre os Porsches mais potentes já feitos para
rua. Com base no Turbo de 2007, ganhou cilindrada de 4,0 litros
e extensa preparação para chegar a 910 cv, suficientes para
atingir 392 km/h e fazer de 0 a 100 em 3,1 s, diz a 9ff.

Também de 2007, o
Rinspeed Le Mans 600 é uma proposta suíça com 600 cv no motor de
3,6 litros, elementos de carroceria em fibra de carbono e 0-100
anunciado de 3,2 s. |