O Skyline tem uma trajetória de sucesso também em competições. O
Campeonato Japonês de Carros de Turismo começou na década de
1960 e não demorou a ver brilhar o modelo da Prince.

Sua primeira versão de
seis cilindros, a GT de 1964 (acima), deu trabalho ao
Porsche 904 logo na primeira prova, o 2º Grande Prêmio do Japão.
Com motor de 2,0 litros e potência de 165 cv a 6.800 rpm,
preencheu a classificação final do segundo ao sexto lugar,
grande feito para um carro derivado de sedã quatro-portas
familiar, não um carro esporte específico para as pistas, como o
vencedor 904.

Com a chegada do GT-R (acima),
em 1969, a carreira ganhou força. O sedã venceu 33 provas em
dois anos, feito que o cupê estendeu a 50 vitórias até o fim da
temporada de 1972. Esse Nissan enfrentava nas pistas o Toyota
1600 GT5, o Isuzu Bellett GTR, os
Mazdas Familia (R100) e Capella (RX-2) e até Porsches. Em 1971 a
Mazda apresentava o RX-3, que se tornaria seu maior adversário.

Em 1979 surgia a Formula
Silhouette (acima), da qual a Nissan também participou. |
Com carenagem que formava
imensos defletores, o carro de 1983 tinha motor de quatro
cilindros, 2,1 litros e 570 cv a 7.600 rpm. A categoria deu
lugar ao Grupo A, com três classes, em 1985.

Na geração R32, que
trouxe de volta o GT-R, o Skyline tornou-se
supremo nas pistas. A versão RS da série R31, que brigava na Divisão 3 do
Grupo A com o Toyota Supra, venceu a temporada de 1986 com Aguri
Suzuki e Takao Wada. Depois de dois anos em que a Ford ganhou
com o Sierra RS 500, a Nissan
voltou a brilhar com o R32 em 1989 com Masahiro Hasemi e Toshio Suzuki,
que também venceram um ano depois. A hegemonia continuou com
Masahiro Hasemi e Anders Olofsson em 1991, Hasemi e Hideo
Fukuyama em 1992 e Masahiko Kageyama em 1993.

Diante de sua
invencibilidade, a organização decidiu reformular o campeonato
para 1993, em que o regulamento parecido com o do DTM alemão
buscava maior competitividade entre as marcas. Havia agora duas
classes, GT300 e GT500, esta a adequada ao Skyline. O efeito não
foi imediato: por dois anos o Nissan ainda foi campeão em
Pilotos e em Construtores.
No total, a geração R33 faturou sete títulos nos seis anos em
que competiu, de 1993 a 1998. Com a série R34 (fotos acima),
foi campeão de pilotos em 1999 e 2003, à frente de competidores
como Honda NS-X e Toyota Supra. |