Sob o capô, havia opção entre o 1,5-litro ainda recente e um novo 1,8 da mesma família. Versões esportivas não demoraram a aparecer. Em setembro, a 2000 GT (código de projeto GC10) trazia o motor L20 de seis cilindros em linha e 1.998 cm³, também desenhado pela Nissan, com comando no cabeçote, 120 cv e 17 m.kgf. Desta vez o projeto da carroceria previa o motor maior, dispensando a extensão do modelo anterior. Em fevereiro de 1969 vinha o novo 2000 GT-R (código PGC10), com uma evolução desse motor (a S20) similar à do Nissan R380 de competição, que havia vencido o 3º GP do Japão à frente do Porsche Carrera 6.

O 2000 GT-R da terceira geração surpreendeu: similar ao do Nissan R380 das pistas, seu motor desenvolvia 160 cv, o mesmo que em um Porsche 911 S do ano anterior

Com duplo comando, quatro válvulas por cilindro e 1.989 cm³, fornecia 160 cv a 7.000 rpm e 18,2 m.kgf a 5.600 rpm, o bastante para impressionar carros esporte nas estradas — era a mesma potência do Porsche 911 S do ano anterior. A alimentação era feita por três carburadores Weber 40, que em outubro davam lugar a uma injeção mecânica Lucas. As suspensões, McPherson à frente e independente com braço semi-arrastado atrás, equivaliam-se em conceito às da BMW na época. Apesar do interior simples, sem rádio ou aquecimento, o GT-R custava o dobro de um GT. Em março de 1971 aparecia a carroceria de duas portas, com entreeixos e comprimento reduzidos em 7 cm.

Ganhando peso   Apresentada em 1972, a quarta geração (código C110) estava claramente "gorda", com uma sensação de peso e solidez inspirada em modelos americanos da época — nota-se até alguma semelhança com o Ford Mustang. Tinha as mesmas opções de carroceria do anterior, mas o cupê adotava o formato fastback em vez de três-volumes. O comprimento chegava a 4,46 m, com entreeixos de 2,61 m. Essa série chegou a mercados de exportação com os nomes Datsun 160K, 180K e 240K.

O quarto Skyline adotava o formato fastback, mas exagerava na impressão de
solidez, com linhas pesadas; a versão GT-R (foto) teve pequena produção

As versões "comportadas" usavam motores de 1,6 e 1,8 litro. Acima vinha a GT-X, evolução da antiga GT, com motor L20 de seis cilindros, 2,0 litros e 130 cv. Mas realmente "quente" era a GT-R, com o S20 de 160 cv da geração anterior, freios a disco nas quatro rodas e pneus radiais 175 HR 14. Teve vida curta: só 197 unidades de setembro de 1972 a março de 1973, quando a Nissan encerrou a série. Uma razão foi a entrada em vigor de normas mais restritas de emissões poluentes; outra, o fato de o fabricante ter-se afastado das competições. A primeira crise do petróleo seria mais um fator para inibir seu retorno, pois o mercado se tornava pouco receptivo a carros de alto desempenho e consumo elevado.

O quinto Skyline (geração C211, de agosto de 1977) retomava a diferença de comprimento da frente entre as versões de quatro e seis cilindros — estas chegavam a medir 4,60 m. Embora o recurso pudesse ser evitado no projeto, havia o fator de aumentar o apelo visual das opções mais potentes. No todo, as linhas estavam mais leves que as do anterior. O cupê ficava a meio caminho entre fastback e três volumes, pois a tampa do porta-malas era pouco mais à horizontal que o vidro traseiro, como no Corcel brasileiro lançado na mesma época. A perua tinha um desenho peculiar nas laterais traseiras, com janelas bem menores que o normal.
Continua

A quinta geração tinha estilo mais leve e, embora não retomasse o esportivo GT-R, oferecia o GT-ES, com turbo e 145 cv no motor de 2,0 litros
Nos jogos
O Skyline está entre os esportivos mais freqüentes no mundo dos videogames de automobilismo. Está presente em Auto Modellista, Battle Gear, Enthusia Professional Racing, Forza Motorsport (1 e 2), Project Gotham Racing (1, 2 e 3), The Getaway, The Fast and the Furious, Grand Theft Auto: San Andreas, Gran Turismo, Initial D Arcade Stage, Juiced, Metropolis Street Racer, Midnight Club 3: DUB Edition / Remix, a série Need for Speed, Rallisport Challenge, R:Racing Evolution, Real Car Simulator Nissan Edition, Sega GT, Street Racing Syndicate, Street Supremacy, Test Drive Unlimited, TOCA Race Driver 2, Tokyo Xtreme Racer e Wangan Midnight Maximum Tune.

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