As versões não esportivas do Golf passaram anos sem mudanças mais relevantes; acima o de 2,0 litros com novas rodas de alumínio em 2004

E quanto ao desempenho? "Embora o GTI avaliado tivesse câmbio automático, que implica perdas de energia, seu desempenho simulado foi superior em todos os quesitos: velocidade máxima (222 contra 217 km/h do Stilo), aceleração de 0 a 100 km/h (8,4 contra 8,9 segundos), de 0 a 400 metros e de 0 a 1.000 metros". Superior ainda em estabilidade, mas com desvantagens em itens de conveniência, espaço interno, porta-malas, suspensão e segurança passiva, o Golf concluiu o confronto em segundo lugar, mas muito perto do vencedor da Fiat.

"Mais importante é atentar à diferença de perfil", argumentamos. "Enquanto o Stilo apresenta numerosas evoluções em conforto e conveniência (do maior espaço ao banco traseiro ajustável, do sensor de estacionamento ao ar-condicionado de dupla seleção), o Golf permanece superior nos aspectos fundamentais de um esportivo, como desempenho e estabilidade, além de ter estilo mais adequado a essa proposta, por fora e por dentro". Continua

As séries especiais

Black & Silver: a primeira edição limitada trazia mais equipamentos às versões de 1,6 e 2,0 litros, como ar-condicionado, rádio/toca-CDs, rodas de alumínio de 15 pol e alarme. Como o nome indica, apenas as cores preta e prata estavam disponíveis.

Generation: com base na versão Plus 1,6, estreava em setembro de 2002 com itens adicionais como revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado automático, rádio/toca-CDs, rodas de alumínio de 15 pol e alarme. Freios ABS e bolsas infláveis frontais eram opcionais.

Trip: apresentada no Salão de São Paulo de 2002, foi uma parceria com a revista Trip com motor 1,6 de 101 cv, toca-CDs, rodas de alumínio de 15 pol, vidros escurecidos e lanternas traseiras em tom fumê. O comprador recebia bicicleta exclusiva e bagageiro.

VR6: lançada em fevereiro de 2003, era o primeiro Golf nacional de seis cilindros para o mercado interno. As 99 unidades tinham 200 cv, caixa manual de seis marchas, rodas de 17 pol e acabamento exclusivo. Confira mais detalhes no texto principal.

Sport: associava visual esportivo aos motores 1,6 e 2,0 em junho de 2003. Vinha com faróis com máscara negra, defletor traseiro, rodas de alumínio de 15 pol, vidros escurecidos e opção de bancos de couro. Exclusiva era a cor amarela.

Generation: relançada em fevereiro de 2004, era um Plus 1,6 com bancos de couro, ar-condicionado automático, rodas de alumínio de 15 pol, faróis escurecidos e outros itens. Teto solar e rodas 16 (foto) estavam entre as opções.

Sport: dessa vez o nome era para valer, pois ganhava em agosto de 2004 o motor 1,8 turbo de 150 cv que foi do GTI. O pacote incluía rodas 16, bancos de couro, freios ABS, faróis escuros, defletor traseiro e controlador de velocidade.

Flash: produzida em 2006 e 2007, usava motor 1,6 a gasolina e depois flexível. Entre os acessórios, rodas 16, faróis escuros, bancos de couro e acabamento prata em itens internos. Teto solar e CD/MP3 eram opcionais.

Tech: a primeira série com o novo desenho. Lançada com o motor VHT 1,6, vinha com controlador de velocidade, MP3, interface Bluetooth para telefone celular, limpador e ar-condicionado automáticos, sensores de estacionamento, computador de bordo. Trazia ainda rodas 16, faróis escuros, pedais esportivos e bancos com tecido e couro.

Silver: o antigo nome foi reaproveitado em julho de 2009. Sempre em prata, tinha o teto pintado de preto, grade na mesma cor, rodas de 17 pol com pneus 225/45, motor 2,0 e opção de caixa automática. A dotação de série era farta, com bolsas infláveis, ABS, controlador de velocidade, Bluetooth e faróis e limpadores automáticos.

Black: se a Silver voltou, por que não a Black? Ela reaparecia em novembro de 2009 com pintura preta, motor 2,0, rodas 17 e caixa automática de seis marchas como padrão.

Sportline Limited Edition: última até o momento, surgiu em novembro de 2010 com itens adicionais ao Golf Sportline 1,6, como faróis escuros, teto solar e bancos de couro.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade