


Os hatches Next (em vermelho) e
Ouro e o sedã Evidence foram séries limitadas, com conteúdos adicionais,
oferecidas entre 2003 e 2005 |
Por
outro lado, os engates do câmbio eram muito leves e precisos e a
suspensão trazia boa estabilidade. No mesmo ano a VW apresentou o Polo
1,0 16V, que pretendia aproveitar o Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI menor das versões de 1.000 cm³. Com 79 cv, era o
mesmo motor do Gol com 3 cv a mais, o que o tornou o 1,0-litro mais
potente do mercado. Se o desempenho em alta rotação não era dos piores
(acelerava de 0 a 100 km/h em 13,5 s), a diferença de preço de apenas R$
610 para a versão 1,6 não deixava dúvidas sobre qual era a melhor
compra. A VW foi mesmo pega de surpresa, pois o lançamento ocorreu quase
em simultâneo à redução do imposto que minimizou a vantagem de preço dos
1,0. Durou pouco.
De fora do segmento de sedãs pequenos com o fim da importação do Polo
Classic, a VW criou uma versão similar do novo modelo, chamada
simplesmente de Polo Sedan. Até as portas dianteiras era idêntico ao
hatch, mas portas traseiras e teto assumiam um perfil mais suave que
terminava em uma traseira alta e discreta. O desenho da VW brasileira
caiu bem, em que pese a simplicidade exagerada das lanternas. Vinha com
os propulsores 1,6 e 2,0 e chegou a ser exportado para a Europa, além de
países ditos emergentes, mas não fez tanto sucesso por lá — os mercados
europeus mais ricos preferem hatches a sedãs nesse segmento.
O Polo era um carro cheio de qualidades e inovações, como carroceria com
soldas eletrônicas e aços de diferentes níveis de resistência, e por
isso cobrou seu preço. O VW sempre foi um dos mais caros da categoria e
nunca figurou com destaque no grupo dos mais vendidos. Com o passar do
tempo o carro foi perdendo equipamentos, como a direção eletroidráulica,
para tentar baixar o preço mediante redução de custos. Em 2003 aparecia
a edição limitada Next, em comemoração aos 50 anos da VW no Brasil.
Feita sobre o hatch 1,6, trazia rodas de alumínio de 15 pol e conjunto
elétrico (vidros, travas e retrovisores) de série.
O ano também marcou a estréia do motor 1,6
flexível em combustível. Já modelo 2004, o Polo Total Flex entregava
103 cv e 14,5 m.kgf no uso com álcool. Outra modificação importante foi
o segundo alongamento do câmbio, agora com as mesmas relações do irmão
Fox, com o que o carro ficava mais agradável de dirigir em rodovias. A
edição Ouro, também de 2004, também se restringia ao hatch 1,6 e
celebrava os jogos olímpicos em Atenas, na Grécia. Os equipamentos eram
similares aos da Next. Um ano mais tarde era anunciada a série Evidence
para o Sedan 1,6. Tinha bancos e volante de couro, rodas de alumínio de
15 pol e bolsas infláveis frontais.
Continua
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