Alguns anos atrás vi em
uma revista americana um bem-humorado anúncio para chamar atenção para
seu site. Mostrava uma imensa pilha de edições encadernadas, pesada a
ponto de provocar rachaduras no chão, enquanto os dizeres comentavam a
facilidade de acessar todo aquele conteúdo sem ganhar uma hérnia...
pela internet, é claro.
Aquela propaganda me veio à mente quando preparava este editorial, na
semana em que o Best Cars completa nove anos de atividade
ininterrupta — o aniversário foi dia 22, mas o comemoramos neste
sábado 28 por ser a edição completa mais próxima. Já superamos 18 mil
páginas publicadas desde 22 de outubro de 1997, o que talvez constitua
um recorde, em termos de conteúdo editorial apenas, entre os sites
nacional dedicados a automóveis. Se esse vasto arquivo fosse impresso,
considerando-se que cada página do site costuma render mais de uma no
papel, é lícito supor que teríamos o equivalente a 20 anos de uma
revista impressa. Haja espaço para guardar e disposição para
consultar!
Nove anos são um tempo bem expressivo em se tratando da tão recente
internet. Gosto de lembrar que o próprio UOL, nosso parceiro desde
1999, surgiu só um ano antes do Best Cars. Em 1997 quase não
existiam sistemas residenciais de banda larga, hoje uma realidade para
alguns milhões de brasileiros. A maioria dos provedores cobrava por
tempo, sem fornecer acesso ilimitado. Internet de graça parecia um
sonho impossível.
Mesmo em termos de mercado de automóveis é um período considerável,
quase um quinto da história da indústria brasileira. Carros que hoje
vemos com saudade pelas ruas, como o Omega nacional e o Tempra, ainda
eram vendidos zero-quilômetro quando o site estreou na grande rede.
Renault, Peugeot-Citroën e Mercedes-Benz construíam fábricas para
produzir carros no Brasil. E o primeiro Corolla brasileiro, aquele que
hoje parece jurássico, levaria mais um ano para ser lançado.
Nesse período consolidamos nossa posição como um site dedicado antes
de tudo ao entusiasta, o aficionado por automóvel, mas que não
descuida do consumidor comum, interessado na compra do melhor carro
que seu dinheiro pode pagar. Mostramos que o conteúdo técnico não é
inimigo da fácil compreensão do texto pelo leigo. Que o internauta não
deixa de ler um artigo que lhe interesse por causa de sua extensão,
como tantos ainda pensam. Deixamos claro, afinal, que uma revista de
carros não precisa de papel e tinta para informar com profundidade,
provocar emoção e conquistar leitores assíduos.
Para marcar o nono aniversário preparamos uma edição muito especial.
Se a avaliação de um automóvel de alta estirpe já se tornou uma
tradição, desta vez escolhemos algo realmente superior: o BMW 550i,
com motor V8 de 367 cv e preço ao redor de R$ 400 mil — o mais potente
e caro entre as centenas de carros que passaram até hoje pelas
avaliações completas do Best Cars. Também trabalhamos para
tornar ainda mais interessante a Eleição dos Melhores Carros,
que em sua nona edição passa a contar com 20 categorias e subdivide em
três uma das mais prestigiadas pelos leitores, a Carro Fora de
Linha. A história de quase sete décadas do Cadillac Fleetwood, um
grande carro americano em todos os sentidos, completa nosso presente a
você.
Em nome da equipe, agradeço sua companhia até aqui — não importa se
ela vem desde nosso início ou se começou há pouco. Agradeço aos que
nos incentivaram nestes nove anos, aos que nos ajudaram a superar os
percalços do caminho e, claro, aos que nos apontaram os erros, pois é
com eles que se aprende. Vamos em frente, com o pé direito a toda
aceleração, porque vem muito mais por aí.
Um brinde ao Best Cars e boa leitura! |