O que esperar do novo ano

Depois dos sedãs, 2007 promete hatches novos e
reestilizados em diferentes faixas do mercado

por Fabrício Samahá

Fabrício Samahá, editorA cada ano que começa, surge a pergunta entre os que acompanham o mercado de automóveis: quais serão os principais lançamentos da indústria? Se 2006 pôde ser considerado o ano dos sedãs, com dois novos modelos (Civic e Mégane) e duas derivações (Prisma e 307) produzidos no Brasil ou na Argentina, 2007 tem tudo para ser o ano dos hatches.

Seis fabricantes pretendem revitalizar esse segmento, que permanece forte entre os carros pequenos, mas tem perdido espaço entre os médios a cada dia. Na primeira categoria, o Fiat Grande Punto — previsto para o segundo semestre — é a principal novidade aguardada, com seu desenho moderno em sintonia com o da versão italiana, mesmo que aqui a plataforma seja outra. Antes dele, o Palio sofre sua terceira reestilização e o Fiesta a primeira da atual geração, ambos ao redor de março.

À mesma época deve aparecer renovado o Golf, que já tem oito anos de Brasil sem mudanças de estilo. Infelizmente não será uma nova geração, como a lançada na Europa há três anos, e sim uma mera reforma estética. Outro que perdeu atualidade em 2003, o Astra, pode ganhar uma aparência semelhante à do modelo alemão — resta saber como a GM vai vendê-lo ao lado do Vectra, que é na verdade um Astra sedã.

Mudanças são esperadas ainda no Focus, mais um caso em que nossa versão deverá ser diferente da européia. Em meio a essas tentativas de atualizar antigos projetos, a possibilidade de um carro realmente novo: a Citroën pode passar a fabricar na Argentina o C4 de cinco portas, o que já está confirmado para o sedã de quatro portas C-Triomphe. E a Nissan traz do México o Tiida, um hatch que passa por médio, embora derivado de carro pequeno (o novo Clio).

À parte os hatches, um sedã deve dar o que falar este ano: o Logan da Renault, que nasceu na Romênia pela marca Dacia e promete preço dos mais baixos. E é bom que custe mesmo pouco, já que as sensações dentro do modelo europeu não são nada favoráveis, como constatei na recente visita ao Salão de Bolonha, na Itália. Apesar do mau acabamento — e do cheiro de plásticos e colas no interior do carro zero-quilômetro —, ele tem recebido elogios da imprensa daquele continente pela impressão de robustez e o bom espaço para passageiros e bagagem. Vamos aguardar.

De resto, muita coisa interessante deve vir de fora em 2007: Audi TT cupê e Roadster, Audi R8, BMW X5 e Z4 Coupé, Citroën C4 Picasso, Jeep Wrangler, Honda CR-V, Land Rover Freelander, Mercedes-Benz Classe C (ainda a ser lançado na Europa), Nissan Sentra e novo Frontier, Volvo C30.

Ao que parece, teremos bastante do que conversar este ano. Um grande 2007 para todos nós.

Atualidades - Página principal - Envie por e-mail

Data de publicação: 6/1/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade