A cada ano que começa,
surge a pergunta entre os que acompanham o mercado de automóveis:
quais serão os principais lançamentos da indústria? Se 2006 pôde ser
considerado o ano dos sedãs, com dois novos modelos (Civic e Mégane)
e duas derivações (Prisma e 307) produzidos no Brasil ou na
Argentina, 2007 tem tudo para ser o ano dos hatches.
Seis fabricantes pretendem revitalizar esse segmento, que permanece
forte entre os carros pequenos, mas tem perdido espaço entre os
médios a cada dia. Na primeira categoria, o Fiat Grande Punto —
previsto para o segundo semestre — é a principal novidade aguardada,
com seu desenho moderno em sintonia com o da versão italiana, mesmo
que aqui a plataforma seja outra. Antes dele, o Palio sofre sua
terceira reestilização e o Fiesta a primeira da atual geração, ambos
ao redor de março.
À mesma época deve aparecer renovado o Golf, que já tem oito anos de
Brasil sem mudanças de estilo. Infelizmente não será uma nova
geração, como a lançada na Europa há três anos, e sim uma mera
reforma estética. Outro que perdeu atualidade em 2003, o Astra, pode
ganhar uma aparência semelhante à do modelo alemão — resta saber
como a GM vai vendê-lo ao lado do Vectra, que é na verdade um Astra
sedã.
Mudanças são esperadas ainda no Focus, mais um caso em que nossa
versão deverá ser diferente da européia. Em meio a essas tentativas
de atualizar antigos projetos, a possibilidade de um carro realmente
novo: a Citroën pode passar a fabricar na Argentina o C4 de cinco
portas, o que já está confirmado para o sedã de quatro portas
C-Triomphe. E a Nissan traz do México o Tiida, um hatch que passa
por médio, embora derivado de carro pequeno (o novo Clio).
À parte os hatches, um sedã deve dar o que falar este ano: o Logan
da Renault, que nasceu na Romênia pela marca Dacia e promete preço
dos mais baixos. E é bom que custe mesmo pouco, já que as sensações
dentro do modelo europeu não são nada favoráveis, como constatei na
recente visita ao Salão de Bolonha, na Itália. Apesar do mau
acabamento — e do cheiro de plásticos e colas no interior do carro
zero-quilômetro —, ele tem recebido elogios da imprensa daquele
continente pela impressão de robustez e o bom espaço para
passageiros e bagagem. Vamos aguardar.
De resto, muita coisa interessante deve vir de fora em 2007: Audi TT
cupê e Roadster, Audi R8, BMW X5 e Z4 Coupé, Citroën C4 Picasso,
Jeep Wrangler, Honda CR-V, Land Rover Freelander, Mercedes-Benz
Classe C (ainda a ser lançado na Europa), Nissan Sentra e novo
Frontier, Volvo C30.
Ao que parece, teremos bastante do que conversar este ano. Um grande
2007 para todos nós. |