Uma eleição como deve ser

Sempre aprimorada, a Eleição dos Melhores Carros mostra-se um
termômetro do que pensa o brasileiro sobre os automóveis

por Fabrício Samahá

Fabrício Samahá, editorDas muitas conveniências que a internet trouxe a nosso dia-a-dia, uma certamente foi a facilidade de expressar nossas opiniões e preferências. Acho que todo internauta ainda se lembra de como era trabalhoso, antes da grande rede e até mesmo da difusão do fax — não faz tanto tempo assim, coisa de 10 anos —, enviar um simples comentário sobre o que leu na revista ou viu na TV ou participar de qualquer tipo de pesquisa.

O Best Cars não demorou a explorar essa vantagem da internet e, já em 1998 — ano seguinte ao de seu lançamento —, iniciou a Eleição dos Melhores Carros, a maior pesquisa do gênero realizada por um site especializado em automóveis. Dezenas de milhares de internautas (exatos 33.224 nesta edição) participam, a cada ano, de uma seleção dos modelos que mais se destacam no mercado brasileiro atual, dos automóveis fora de produção mais marcantes e do carro de seus sonhos, aquele que mais desperta seu desejo, mesmo que não esteja disponível no Brasil (sonho é sonho, afinal!).

Os resultados desta edição mostram, mais uma vez, que os leitores têm aprovado a fórmula. Não apenas pela grande participação, mas também pela evidência de que a proposta da Eleição tem sido compreendida. Como exemplo, é comum recebermos críticas à inclusão, na mesma categoria, de modelos com faixas de preço muito diferentes. Pois esta edição comprova que a relação custo-benefício é ponderada pela maioria, como na categoria Sedã Grande (o vencedor foi o modelo de menor preço) e na Carro Esporte de Luxo (o vitorioso está longe de ser o mais caro). Os leitores chegam a ser racionais no momento de escolher o carro de seus sonhos, classe em que modelos relativamente acessíveis aparecem bem situados em meio a supercarros de renome.

A Eleição tem apontado também curiosidades. Foi uma surpresa, em especial nas três categorias de Carros Fora de Linha, que todos os candidatos tenham recebido votos, mesmo que apenas 0,3% do total — o que, ainda assim, significa em torno de 100 citações. Em nenhum segmento houve modelo sem votos, o que confirma que existem apreciadores de todos os carros, mesmo os menos conhecidos ou vendidos.

Sabemos que ainda há onde melhorar. Apesar da crescente subdivisão em categorias — eram apenas oito na primeira Eleição, hoje são 20 —, alguns leitores ainda protestam sobre a citada diferença de preço entre os concorrentes. Concordamos que uma divisão mais específica resolveria essa questão, mas ela esbarra em dois problemas. Um, o de tornar a votação muito extensa: imagine, por exemplo, escolher o melhor em 40 categorias. O outro é que os modelos que se afastam da média em preço são, muitas vezes, em número insuficiente para formar uma categoria à parte. Entendemos que um segmento com menos de quatro candidatos ainda não deveria ser aberto.

O mais importante, porém, tem sido feito. Nossa Eleição é aberta a qualquer internauta do Brasil ou do exterior, não requer a compra de qualquer produto ou serviço e o enquadramento dos concorrentes é feito por especialistas e com todo o critério técnico, para evitar as "derrapagens" que se vê por aí. O grande reconhecimento pelos fabricantes e importadores, assim como o apoio do leitor-internauta, mostram que a Eleição dos Melhores Carros do Best Cars continua no caminho certo.

Agora, ao que interessa: vamos conhecer os vencedores clicando aqui.

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Data de publicação: 20/1/07

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