Das muitas conveniências
que a internet trouxe a nosso dia-a-dia, uma certamente foi a
facilidade de expressar nossas opiniões e preferências. Acho que
todo internauta ainda se lembra de como era trabalhoso, antes da
grande rede e até mesmo da difusão do fax — não faz tanto tempo
assim, coisa de 10 anos —, enviar um simples comentário sobre o que
leu na revista ou viu na TV ou participar de qualquer tipo de
pesquisa.
O Best Cars não demorou a explorar essa vantagem da internet
e, já em 1998 — ano seguinte ao de seu lançamento —, iniciou a
Eleição dos Melhores Carros, a maior pesquisa do gênero realizada
por um site especializado em automóveis. Dezenas de milhares de
internautas (exatos 33.224 nesta edição) participam, a cada ano, de
uma seleção dos modelos que mais se destacam no mercado brasileiro
atual, dos automóveis fora de produção mais marcantes e do carro de
seus sonhos, aquele que mais desperta seu desejo, mesmo que não
esteja disponível no Brasil (sonho é sonho, afinal!).
Os resultados desta edição mostram, mais uma vez, que os leitores
têm aprovado a fórmula. Não apenas pela grande participação, mas
também pela evidência de que a proposta da Eleição tem sido
compreendida. Como exemplo, é comum recebermos críticas à inclusão,
na mesma categoria, de modelos com faixas de preço muito diferentes.
Pois esta edição comprova que a relação custo-benefício é ponderada
pela maioria, como na categoria Sedã Grande (o vencedor foi o modelo
de menor preço) e na Carro Esporte de Luxo (o vitorioso está longe
de ser o mais caro). Os leitores chegam a ser racionais no momento
de escolher o carro de seus sonhos, classe em que modelos
relativamente acessíveis aparecem bem situados em meio a supercarros
de renome.
A Eleição tem apontado também curiosidades. Foi uma surpresa, em
especial nas três categorias de Carros Fora de Linha, que todos
os candidatos tenham recebido votos, mesmo que apenas 0,3% do total
— o que, ainda assim, significa em torno de 100 citações. Em nenhum
segmento houve modelo sem votos, o que confirma que existem
apreciadores de todos os carros, mesmo os menos conhecidos ou
vendidos.
Sabemos que ainda há onde melhorar. Apesar da crescente subdivisão
em categorias — eram apenas oito na primeira Eleição, hoje são 20 —,
alguns leitores ainda protestam sobre a citada diferença de preço
entre os concorrentes. Concordamos que uma divisão mais específica
resolveria essa questão, mas ela esbarra em dois problemas. Um, o de
tornar a votação muito extensa: imagine, por exemplo, escolher o
melhor em 40 categorias. O outro é que os modelos que se afastam da
média em preço são, muitas vezes, em número insuficiente para formar
uma categoria à parte. Entendemos que um segmento com menos de
quatro candidatos ainda não deveria ser aberto.
O mais importante, porém, tem sido feito. Nossa Eleição é aberta a
qualquer internauta do Brasil ou do exterior, não requer a compra de
qualquer produto ou serviço e o enquadramento dos concorrentes é
feito por especialistas e com todo o critério técnico, para evitar
as "derrapagens" que se vê por aí. O grande reconhecimento pelos
fabricantes e importadores, assim como o apoio do leitor-internauta,
mostram que a Eleição dos Melhores Carros do Best Cars
continua no caminho certo.
Agora, ao que interessa: vamos conhecer os vencedores
clicando aqui. |