Nesta semana, ao saber que o Best Cars estava fazendo 11 anos
— no dia 22, mas comemorados oficialmente com esta edição completa
—, alguns amigos lembraram como era a vida do internauta em outubro
de 1997, em um período ainda inicial da grande rede de computadores.
Com raras exceções, as conexões eram feitas pela linha telefônica
comum, não superavam 33 Kbps (para comparação, uma banda larga atual
de 4 Mbps representa velocidade 120 vezes maior) e eram cobradas por
tempo. Naturalmente, tudo se desenvolvia de forma mais lenta naquele
tempo e as opções de navegação eram uma ínfima fração do que existe
hoje. O maior portal brasileiro, o UOL, tinha menos de um ano e meio
de vida e o número de usuários da rede no País passava pouco de um
milhão (hoje gira em torno de 50 milhões).
E, para espanto de quem o conheceu há apenas alguns meses ou anos, o
Best Cars já estava presente na internet naquele distante 22
de outubro. Um pioneiro, sem dúvida, pois apenas mais um site de
relevo atuava no segmento, o Webmotors, mesmo assim com
pequeno conteúdo editorial. Já o Best Cars, então hospedado
do provedor gratuito Geocities, fazia da informação sobre automóveis
seu único objetivo, como se fosse uma revista especializada com
todas as facilidades da internet — agilidade, interação com o
leitor, espaço infinito para o conteúdo, fácil consulta ao arquivo
já publicado.
Como todo pioneiro, enfrentou desafios. A mídia era considerada por
muitos um mero passatempo de garotos, algo que não merecia confiança
do mundo comercial. Até mesmo assessorias de imprensa dos
fabricantes admitiam não ter acesso à rede, a ponto de ter sido
necessário, por algum tempo, enviar impressão de matérias para que
pudessem acompanhar nosso trabalho. E, como conseqüência natural,
agências de publicidade eram relutantes em anunciar na internet.
Contudo, o pequeno Best Cars cresceu e abriu caminhos. Em
1998 iniciava as avaliações de carros, primazia na rede brasileira,
e no ano seguinte passava a freqüentar eventos de lançamento. Também
em 1999 ingressou no UOL, o que trouxe um salto em divulgação e
motivou a criação de novos serviços ao leitor. Se já havia desde o
segundo ano do site o pioneiro Teste do Leitor, surgia em
2001 o Canal Direto, até hoje exclusivo entre os sites
especializados.
A Eleição dos Melhores Carros, que teve sua primeira edição
ainda em 1998, ganhava projeção e importância em meio aos muitos
prêmios que a imprensa atribui à indústria automobilística. Neste
último ano, em mais um resultado da parceria com o UOL, lançamos o
Shopping Best Cars para facilitar a comparação de produtos e
preços e as compras pela rede, sejam os itens relacionados a
automóveis ou não. |
|
As
atualizações de conteúdo, de início quinzenais (periodicidade que
mantemos para a chamada edição completa, que inclui Editorial e
Espaço do Leitor, entre outras seções), foram se tornando mais
freqüentes até chegar ao ritmo atual, com notícias de segunda a
sexta-feira e diversas inserções por dia quando há um motivo
especial, como a cobertura de salões. Tanto quanto pela agilidade, o
Best Cars sobressaiu pelo cuidado com a qualidade e a
profundidade da informação. O público atento a detalhes e
interessado em conteúdo técnico encontrou nele uma opção ímpar, sem
que isso represente dificuldade de compreensão pelos que estão se
iniciando no assunto.
Mudanças
Nestes 11 anos, algumas vezes pensamos em trocar de formato. O
padrão de diagramação inicial que seguimos por um ano ou pouco mais,
com as informações se acumulando nas páginas em ordem vertical, é o
mesmo que hoje se chama blog e tem muitos adeptos. Mas, do ponto de
vista de quem está no ramo há algum tempo, acho que não é o mais
prático: passa-se por muitos assuntos de menor interesse até chegar
a uma notícia desejada, enquanto um índice se mostra muito mais ágil
para consulta.
Por outro lado, entendo que todo artigo deve trazer fotos em tamanho
suficiente para boa visualização antes de se clicar nelas para ver a
imagem ampliada, o que não ocorre em muitos sites. A antiga
restrição a esse respeito — velocidade de carregamento das fotos —
pertence ao passado para a grande maioria, que usa conexão de banda
larga. De resto, temos a preocupação de não poluir as páginas, por
mais que os espaços publicitários, inerentes a um veículo de
comunicação com acesso franco, precisem ocupar locais privilegiados
e chamar atenção.
Com o trabalho dedicado de uma equipe que tem paixão pelo automóvel,
o site consolidou-se entre os maiores do gênero no Brasil, Diz-se
que o tempo passa voando enquanto fazemos algo agradável, que
desejamos fazer sempre. Posso confirmar isso pela impressão de que
estes 11 anos passaram muito rápido, apesar de o tempo na internet
ter maior significado (cada ano no mundo virtual vale por cinco no
real, garantem alguns). Agora é acelerar rumo aos próximos
aniversários, contando sempre com a companhia do leitor ou da
leitora, que nos prestigia com sua visita.
Feliz aniversário, Best Cars! |
A
mídia era considerada por muitos um mero passatempo de garotos, algo
que não merecia confiança do mundo comercial. Até mesmo assessorias
de imprensa dos fabricantes admitiam não ter acesso à rede. |