No compasso da rede

Em 11 anos que pareceram passar muito rápido, o Best Cars
consolidou-se entre os grandes sites de automóveis

por Fabrício Samahá

Nesta semana, ao saber que o Best Cars estava fazendo 11 anos — no dia 22, mas comemorados oficialmente com esta edição completa —, alguns amigos lembraram como era a vida do internauta em outubro de 1997, em um período ainda inicial da grande rede de computadores.

Com raras exceções, as conexões eram feitas pela linha telefônica comum, não superavam 33 Kbps (para comparação, uma banda larga atual de 4 Mbps representa velocidade 120 vezes maior) e eram cobradas por tempo. Naturalmente, tudo se desenvolvia de forma mais lenta naquele tempo e as opções de navegação eram uma ínfima fração do que existe hoje. O maior portal brasileiro, o UOL, tinha menos de um ano e meio de vida e o número de usuários da rede no País passava pouco de um milhão (hoje gira em torno de 50 milhões).

E, para espanto de quem o conheceu há apenas alguns meses ou anos, o Best Cars já estava presente na internet naquele distante 22 de outubro. Um pioneiro, sem dúvida, pois apenas mais um site de relevo atuava no segmento, o Webmotors, mesmo assim com pequeno conteúdo editorial. Já o Best Cars, então hospedado do provedor gratuito Geocities, fazia da informação sobre automóveis seu único objetivo, como se fosse uma revista especializada com todas as facilidades da internet — agilidade, interação com o leitor, espaço infinito para o conteúdo, fácil consulta ao arquivo já publicado.

Como todo pioneiro, enfrentou desafios. A mídia era considerada por muitos um mero passatempo de garotos, algo que não merecia confiança do mundo comercial. Até mesmo assessorias de imprensa dos fabricantes admitiam não ter acesso à rede, a ponto de ter sido necessário, por algum tempo, enviar impressão de matérias para que pudessem acompanhar nosso trabalho. E, como conseqüência natural, agências de publicidade eram relutantes em anunciar na internet.

Contudo, o pequeno Best Cars cresceu e abriu caminhos. Em 1998 iniciava as avaliações de carros, primazia na rede brasileira, e no ano seguinte passava a freqüentar eventos de lançamento. Também em 1999 ingressou no UOL, o que trouxe um salto em divulgação e motivou a criação de novos serviços ao leitor. Se já havia desde o segundo ano do site o pioneiro Teste do Leitor, surgia em 2001 o Canal Direto, até hoje exclusivo entre os sites especializados.

A Eleição dos Melhores Carros, que teve sua primeira edição ainda em 1998, ganhava projeção e importância em meio aos muitos prêmios que a imprensa atribui à indústria automobilística. Neste último ano, em mais um resultado da parceria com o UOL, lançamos o Shopping Best Cars para facilitar a comparação de produtos e preços e as compras pela rede, sejam os itens relacionados a automóveis ou não.

Fabrício Samahá, editor

As atualizações de conteúdo, de início quinzenais (periodicidade que mantemos para a chamada edição completa, que inclui Editorial e Espaço do Leitor, entre outras seções), foram se tornando mais freqüentes até chegar ao ritmo atual, com notícias de segunda a sexta-feira e diversas inserções por dia quando há um motivo especial, como a cobertura de salões. Tanto quanto pela agilidade, o Best Cars sobressaiu pelo cuidado com a qualidade e a profundidade da informação. O público atento a detalhes e interessado em conteúdo técnico encontrou nele uma opção ímpar, sem que isso represente dificuldade de compreensão pelos que estão se iniciando no assunto.

Mudanças
Nestes 11 anos, algumas vezes pensamos em trocar de formato. O padrão de diagramação inicial que seguimos por um ano ou pouco mais, com as informações se acumulando nas páginas em ordem vertical, é o mesmo que hoje se chama blog e tem muitos adeptos. Mas, do ponto de vista de quem está no ramo há algum tempo, acho que não é o mais prático: passa-se por muitos assuntos de menor interesse até chegar a uma notícia desejada, enquanto um índice se mostra muito mais ágil para consulta.

Por outro lado, entendo que todo artigo deve trazer fotos em tamanho suficiente para boa visualização antes de se clicar nelas para ver a imagem ampliada, o que não ocorre em muitos sites. A antiga restrição a esse respeito — velocidade de carregamento das fotos — pertence ao passado para a grande maioria, que usa conexão de banda larga. De resto, temos a preocupação de não poluir as páginas, por mais que os espaços publicitários, inerentes a um veículo de comunicação com acesso franco, precisem ocupar locais privilegiados e chamar atenção.

Com o trabalho dedicado de uma equipe que tem paixão pelo automóvel, o site consolidou-se entre os maiores do gênero no Brasil, Diz-se que o tempo passa voando enquanto fazemos algo agradável, que desejamos fazer sempre. Posso confirmar isso pela impressão de que estes 11 anos passaram muito rápido, apesar de o tempo na internet ter maior significado (cada ano no mundo virtual vale por cinco no real, garantem alguns). Agora é acelerar rumo aos próximos aniversários, contando sempre com a companhia do leitor ou da leitora, que nos prestigia com sua visita.

Feliz aniversário, Best Cars!

A mídia era considerada por muitos um mero passatempo de garotos, algo que não merecia confiança do mundo comercial. Até mesmo assessorias de imprensa dos fabricantes admitiam não ter acesso à rede.

Atualidades - Página principal - Envie por e-mail

Data de publicação: 25/10/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade