A mais esportiva das Hondas Moderna no visual e na ciclística
mas comedida na |
|
No final da década de 80, mais precisamente em 1989, a Honda ainda fabricava a
CB 450, evolução da CB 400 lançada em 1980 que já apresentava certo cansaço. Havia recebido reformulações, mas não seria viável realizar
outras: era necessário o surgimento de uma moto totalmente nova. Ficou decidido então que apenas o motor seria o mesmo da CB 450, com algumas alterações. Estava criado o "coração" de uma moto que marcaria época no mercado nacional. |
A ampla
carenagem ocultava o quadro e havia até um pára-lama envolvendo o
pneu traseiro: recursos para melhor aerodinâmica, como comprovado
nesse teste no túnel de vento |
O motor bicilíndrico de 447 cm³, três válvulas por cilindro (duas de admissão e uma de escapamento) e refrigeração a ar,
com radiador de óleo, fora herdado da CB 450 e recebera melhorias no comando de válvulas, dutos de admissão e escapamento do cabeçote, que junto com o escapamento 2-em-1 fizeram a potência subir de 43,3 cv para 46,5 cv (ambas a 8.500 rpm), embora diminuindo um pouco o torque, de 4,3 m.kgf a 6.500 rpm para 4,2 m.kgf a 7.000 rpm. Recebia também um tensor automático da corrente do comando de válvulas, dispensando regulagens periódicas. |
Para muitos,
uma moto nacional incomparável em estilo a seu tempo. As versões de Os grandes avanços da CBR em relação à CB estavam na parte
ciclística. Seu quadro, chamado de Twin Tube Frame (quadro de viga dupla), era do tipo diamante com duas vigas laterais de aço, com o motor fazendo parte da estrutura. A suspensão traseira abandonava o antiquado conceito de duas molas em favor de uma monomola Pro-link com sete níveis de regulagens. As rodas de alumínio, de 17 pol, e os pneus de perfil baixo sem câmara (novos Pirelli MT 75) estavam na medida certa e os freios usavam discos duplos na dianteira e simples na traseira, muito eficientes. |
Motos - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 1/10/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |