O irmão mais forte do Dauphine O R8
vendeu bem em várias versões, mas a arisca |
Para substituir o famoso Dauphine
(leia história), que fez sucesso em toda a Europa, no Brasil e até nos Estados Unidos, a Régie Renault, situada em Billancourt, na região parisiense, preparava um novo modelo. Em 1960 e 1961 os testes eram feitos no norte dos EUA, por causa do frio intenso, na Guiné, África, por causa do calor tórrido e da poeira, e também nas estradas precárias da Sardenha. Em 1962, no Salão de Paris, o Renault 8 -- ou R8, como era carinhosamente chamado -- veio ao conhecimento do público. |
O sucessor do Dauphine,
lançado em 1962: motor e tração traseiros, linhas simples e
agradáveis, com o característico rebaixo no capô dianteiro |
O três-volumes tinha linhas retas, quatro portas, boa área envidraçada, motor e tração traseiros. Atrás, sob o capô, havia aletas para refrigeração. Na frente, um par de faróis redondos ficava acima de pequenas luzes de direção. O capô dianteiro tinha um rebaixamento ao centro, tornando o pequeno Renault reconhecível em qualquer parte. Media 3,99 metros de comprimento. |
À esquerda,
desenho do R8 ainda em projeto. |
Por dentro era confortável para quatro passageiros, apesar de permitir mais um. O painel muito simples trazia os instrumentos fundamentais: velocímetro, hodômetro e lâmpadas-piloto para o nível do tanque e outras funções. O volante de dois raios trazia o símbolo da marca -- o losango -- cromado ao centro. |
A versão apimentada por Amédée Gordini
foi inesquecível para muitos pilotos franceses. Com motor de 90 cv e
dois carburadores, era facilmente reconhecida pela cor azul e as
faixas brancas em toda a parte superior da carroceria |
Sua mais famosa versão, que deixou saudades em toda uma geração, foi a Gordini, também lançada em 1964. Vendida na famosa cor "azul França", com duas faixas brancas cobrindo toda a parte de cima à esquerda, fez logo muito sucesso. O motor Gordini tinha 1.108 cm3,
câmaras de combustão hemisféricas, 90 cv (ótima
potência específica para a época, 81 cv/l) e torque máximo de 10,7 m.kgf a altos 5.000 rpm. Era alimentado por dois carburadores duplos Weber.
Continua |
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